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A Economia do Turismo e as variáveis climáticas

*POR: ABDON BARRETTO FILHO


IMAGEM ILUSTRATIVA


Uma das características da oferta turística é a sazonalidade.


Existem interessados em deslocamentos em todas as estações do ano em todo o mundo.


Segundo as estatísticas mundiais sobre viagens, a predominância é do Turismo motivadas pelo sol e praia com infinitas opções no Brasil e no exterior.


Entretanto, existe uma série de destinos turísticos que promovem o frio, através de festivais artísticos e culturais, associados à gastronomia diversificada, incluindo pratos locais e internacionais, acompanhada de vinhos e sobremesas.


Muitas pessoas preferem viajar durante o inverno, aproveitando as férias escolares ou, simplesmente, gostam de “ sentir frio “ em locais devidamente climatizados.


O clima criado pelo frio contribui para atmosfera acolhedora e elegante de centenas de restaurantes e eventos realizados no período do inverno.


Infelizmente, o frio pode trazer problemas para os mais necessitados e a solidariedade não deve ser esquecida.


É a vida como ela é.


No fenômeno turístico, durante a estruturação da oferta turística e sua qualificação são gerados empregos e rendas para prestadores de serviços, incluindo atendentes e fornecedores diretos.


No caso do Rio Grande do Sul, o Turismo no inverno atrai milhares de visitantes para a Serra Gaúcha, destacando-se Gramado (FOTO), Canela, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, entre outras.


Convém salientar que nos 497 Municípios gaúchos podem ser desenvolvidos projetos e ações entre os vários Destinos Turísticos interessados e estruturados para receberem fluxos de visitantes.


Acredita-se que possam ser desenvolvidos ações nas cidades onde o frio posso ser uma atração turística, incluindo alguns festivais que envolvam a música, o teatro, a dança, combinados com a hospitalidade e a gastronomia local.


É óbvio que são trabalhos profissionais e em parcerias entre os setores públicos e privados para atraírem visitantes, respondendo alguns aspectos identificados em diagnósticos, a saber: a cidade tem interesse em atuar durante o inverno?


Quais as parcerias possíveis?


Tem estrutura para receber visitantes?


Os meios de hospedagem e os restaurantes estão dispostos a realizarem investimentos nos seus serviços?


Entendem o City Marketing – Marketing do Destino Turístico?


Possuem recursos para campanhas promocionais?


É importante destacar que o planejamento estratégico e a comunicação integrada devem envolver a comunidade e todos interessados no bem receber.


Alguns Municípios não estão interessados.


Outros estão interessados e faltam recursos humanos, sistêmicos, materiais e financeiros.


Alguns não contratam serviços profissionais para diagnósticos específicos e inovações comprovadas em outras cidades no mundo.


Outros, simplesmente, fecham seus equipamentos turísticos.


É mais simples, assim.


A Economia do Turismo busca o foco, a singularidade para atenderem demandas adequadas aos mercados.


É óbvio que muito trabalho precisa ser realizado.


Dependem de decisões, parcerias e investimentos.


Será?


Respeitam-se todas as opiniões contrárias.


São reflexões.


Podem ser úteis.


Pensem nisso.

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*Abdon Barretto Filho (FOTO)


Economista e Mestre em Comunicação Social



Textos e podcasts em:




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