Por: *Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social | contato@abdonbarrettofilho.com.br
O Verão é a estação do ano responsável pelos maiores fluxos de visitantes no planeta.
Existe uma procura mundial por uma série de locais com a oferta de sol e praias em todos os continentes.
As viagens durante o Verão no Hemisfério Sul ou no Hemisfério Norte são responsáveis pelas movimentações de milhões de pessoas com tempo livre, estimuladas e com vontade de consumir em transportes (incluindo cruzeiros marítimos ou passeios de barcos); hospedagens; entretenimento e lazer fora do seu local de residência.
Com a chegada do Verão, a Economia do Turismo é movimentada. Em primeira instância, salvo melhor juízo, a busca do Verão seja a maior motivação para o Turismo mundial, principalmente para os residentes nos locais com climas temperados e estações do ano bem delimitadas.
No Brasil, as praias são as grandes atrações turísticas.
No Rio Grande do Sul, o litoral de norte ao sul é o grande atrativo, movimentando fluxos de residentes nos 497 Municípios.
Observa-se que as segundas residências no litoral gaúcho são ocupadas no período de dezembro a março.
Os investimentos aumentam em hotéis, resorts, imóveis para temporadas, eventos, equipamentos e serviços das cidades integradas ao segmento de “Sol e Praias “.
Também, existem investimentos em outros segmentos como “Águas Termais “, “Natureza “, “Histórico “, “Cultura”, “Negócios e Eventos”, entre outros.
Quanto à Demanda, as motivações para deslocamentos são infinitas e subjetivas.
Muitas pessoas optam pelas viagens no Verão, combinando o tempo livre e as buscas de melhores climas geográficos e organizacionais, inclusive aproveitando as férias escolares e as férias coletivas nas empresas.
Observa-se que a oferta de eventos é um grande destaque.
São diversos tipos de eventos, incluindo as festas populares como os mais diversos tipos de Carnavais.
Na realidade, durante o Verão, negócios florescem e se desenvolvem.
Alguns de uma forma planejada e outros apenas para atendimentos à sazonalidade e à inconstância da Demanda.
Para quem trabalha e/ou investe nos atendimentos dos fluxos dos visitantes e residentes temporários durante o Verão, os desafios são recompensados quando os serviços oferecidos atendem e, às vezes, “encantam “os consumidores que escolheram cidades e regiões para os “veraneios “ou apenas o consumo do tempo livre fora da sua cidade de residência.
Convém salientar que nas cidades, os clubes abrem suas temporadas das piscinas e de esportes, disponibilizando seus equipamentos e serviços.
Além disso, existem residentes que aproveitam o Verão para visitarem equipamentos culturais nas suas respectivas cidades, assim como como aproveitarem os serviços de entretenimento e lazer disponíveis, a saber: parques, jardins, quadras, teatros, cinemas, restaurantes e bares.
O Verão pode representar uma vida mais saudável e atrativa pelo tempo bom e as possibilidade de realizações de esportes e lazer ao ar livre.
Será?
Respeitam-se todas as opiniões contrárias.
São reflexões.
Podem ser úteis.
Pensem nisso.
*Textos e podcasts em:
www.peloscaminhosdoriogrande.com.br
____________________________
MAIS NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO?
ACESSE: www.cidadedegramadoonline.com.br
NOTÍCIAS SOBRE TURISMO, CULTURA, NEGÓCIOS E SERVIÇOS DO RIO GRANDE DO SUL?
CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051
____________________________
Commentaires