top of page
appcod.gif
Anuncio02.png

ANAC recebe solicitação de internacionalização do Aeroporto de Caxias do Sul devido à crise no Rio Grande do Sul

FONTE: PREFEITURA DE CAXIAS DO SUL | 📸 GOVERNO RS

Aeroporto Hugo Cantergiani (FOTO) possui uma pista homologada com 1.670 metros de extensão e 30 metros de largura



A Prefeitura de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) o processo de internacionalização do Aeroporto Hugo Cantergiani.


O documento foi encaminhado pelo Prefeito Adiló Didomenico na quinta-feira, 23 de maio.


O terminal, que pertence ao município, tem se tornado a principal base para o tráfego aéreo regional desde que o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, deixou de operar em virtude das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul.


No período, recebeu diversas aeronaves com ajuda humanitária e doações, além de ter sido uma referência para reabastecimento de aviões de pequeno porte e helicópteros que atuaram nos resgates a vítimas nas regiões metropolitana e da serra gaúcha.


Desde o dia 4 de maio, o terminal recebeu 320 aeronaves que levaram doações dos mais diversos lugares do país.


Parte dos mantimentos ficou guardada no terminal de cargas, enquanto outra parte era encaminhada rotineiramente às cidades atingidas pelas fortes chuvas.


O Exército Brasileiro, por meio do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea, com aquartelamento em Caxias do Sul, destinou soldados e caminhões para os trabalhos de triagem e guarda dos mantimentos.


Com o processo de internacionalização do aeroporto, ainda que temporário, o terminal passará a ter capacidade para operar um número maior de aeronaves.


A Administração já trabalha para melhorar a infraestrutura do espaço, que terá ampliação das áreas de embarque e desembarque e instalação de equipamentos modernos que auxiliam a aeronavegabilidade em dias de chuva e neblina, a exemplo do PAPI (Precision Approach Path Indicator, ou Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão).


Outras melhorias incluem aquisição de equipamentos de raios-x e obras na pista principal de pousos e decolagens.


O Prefeito Adiló salienta que as melhorias devem ser entregues no primeiro semestre de 2024.


Também explica que a ampliação do terminal visa oferecer espaço para atuação dos órgãos alfandegários característicos de um equipamento internacional.


Estamos orçando intervenções para a pista e já houve a encomenda dos equipamentos para melhorar o pouso e a decolagem com tempo chuvoso ou neblina. Buscamos uma ampliação de 500 metros quadrados da área de embarque e 300 metros quadrados da sala de desembarque. Nós vamos quase triplicar a nossa área de acolhimento de pessoas. Com mais 800 metros quadrados, a Polícia Federal, a Anvisa e a Receita Federal podem se instalar tranquilamente. Não deve passar de 40 dias para deixarmos o terminal com uma estrutura bem melhor, projeta Adiló.


O cumprimento a todas as regulamentações da agência reguladora é um dos pontos defendidos pelo secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior para a ampliação do número de voos.


A internacionalização é uma questão técnica, com várias autorizações e uma série de procedimentos que devem ser cumpridos, explica Willenbring.


O Aeroporto Hugo Cantergiani possui uma pista homologada com 1.670 metros de extensão e 30 metros de largura.


Em 2023, o Aeroporto Hugo Cantergiani já havia quebrado o recorde de passageiros que utilizaram o terminal, com 334.318 usuários.


Atualmente, o aeroporto opera uma média de seis voos comerciais diários com origem e destino aos aeroportos de Campinas, Congonhas e Guarulhos.


As companhias aéreas responsáveis pela oferta de assentos são a Azul, a GOL, a LATAM e a Voepass.

                                                                                                                                             

RÁDIO CIDADE DE GRAMADO ONLINE

                       “24H NO AR”

 

Para escutar acesse o SITE:

ou o APLICATIVO: https://www.rankeador.com.br/radio/radio-cidade-de-gramado                


4 visualizações0 comentário

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page