top of page
appcod.gif
Anuncio02.png

Apae e Escola Vicente Casagrande serão beneficiadas com o Festuris Cuida

FOTO: TAYSE SUBTIL

O envolvimento social da Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado dentro da comunidade de Gramado é uma prática frequente do evento em todas as suas edições.


O Festuris Cuida tem foco na inclusão, assistência social e na sustentabilidade ambiental.


“Foi a primeira feira do Brasil a debater temas e executar ações antes delas se tornarem moda. Sempre fomos um evento plural”, afirma Marta Rossi, fundadora e CEO do evento, citando como exemplo as iniciativas sociais, a bandeira LGBT+ e a sustentabilidade ambiental.


Entre as ações previstas para este ano serão beneficiadas a Apae Gramado e a Escola Municipal Vicente Casagrande, do Bairro Altos da Viação Férrea.


A Apae Gramado é uma entidade fundada há 53 anos e que, no momento, tem foco no atendimento técnico a crianças, adolescentes e adultos de 0 a 65 anos de idade, com diagnóstico de deficiência intelectual ou múltipla e transtorno do espectro autista.


Para a Festuris, dois grupos do PIMT - Programa de Inserção no Mercado de Trabalho estão confeccionando um souvenir com materiais reciclados (madeira e lã) que será comercializado na feira, em estande próprio. Em cada peça, os adolescentes colocam a sua habilidade, entusiasmo e esmero, criando uma lembrança exclusiva do evento e de Gramado.


Outro grupo atuará na recepção aos visitantes.


Os adolescentes estão bastante entusiasmados com o evento.


“Só falam nisso. Tanto que teremos que fazer revezamento de equipes para que todos possam estar no estande”, afirma a terapeuta ocupacional, Rosmarie Scheiffler.


Ela frisa que o trabalho é desenvolvido com ênfase na capacidade de cada um e não na deficiência.


Outra instituição beneficiada com o projeto Festuris Cuida é a Escola Municipal Vicente Casagrande, situada no Bairro Altos da Viação Férrea.


Nesta ação, todo o recurso arrecadado no serviço de transfer entre Porto Alegre-Gramado e Caxias do Sul-Gramado nos dias 4 e 5 de novembro, será revertido à escola.


Para o diretor da escola, Francisco Santos da Silva (Chico), esta parceria com o Festuris é “importantíssima”.


Esta é a segunda vez que a escola é beneficiada pela Rossi & Zorzanello, empresa realizadora do Festuris (anteriormente recebeu tablets).


A aplicação do valor a ser recebido este ano será definido conjuntamente com o Círculo de Pais e Mestres (CPM). “Mas com certeza será utilizado em alguma ação pedagógica, beneficiando diretamente os alunos”, afirma Chico.


A escola comemorou 20 anos em 2022 e tem 219 alunos matriculados.


A Festuris Gramado é uma das principais feiras de negócios turísticos das Américas e uma das mais antigas em atividade no mercado, alcançando a sua 34ª edição ininterrupta que acontecerá de 3 a 6 de novembro.


Em 2020, o Festuris foi o único evento de negócios turísticos a ser realizado de forma presencial, em meio à pandemia.


Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços segmentados: Luxury, Green Experience, Business & Innovation, LGBT+, Wedding e Food & Drinks Experience.


O evento tem o patrocínio Master do Ministério do Turismo, patrocínio Gold do Sebrae e Latam Airlines, co-patrocínio Banrisul, a Gol é a transportadora aérea oficial, a Planalto é a transportadora terrestre oficial, Turistur a agência oficial e Laghetto é a rede hoteleira oficial do evento.


O Rio Grande do Sul é o Estado Anfitrião, Gramado a Cidade Anfitriã e o país convidado é Argentina.


Mais informações sobre o evento em www.festurisgramado.com


____________________________________


NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO?



MAIS NOTÍCIAS DE TURISMO DA "TERRA DO TCHÊ"?



CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051

______________________________________

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page