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As aplicações do 5G no mercado de idosos

*Por: Abdon Barretto Filho IMAGEM ILUSTRATIVA


Todos os seres vivos passam por diversas fases durante as suas existências: nascem, crescem, amadurecem, se reproduzem, envelhecem e morrem.


Essas etapas constituem o ciclo de vida.

Os seres humanos são estudados nas suas

diversas fases: infância,adolescência,

adultos, idosos.


Convém salientar que algumas Religiões

discutem formas anteriores e posteriores

da existência do ser humano no planeta.


Na vida real,existem previsões para que o ser humano

consiga viver mais de 100 anos, utilizando-se de todas

as possiblidades das ciências.


Naturalmente, os comportamentos humanos podem ser diferentes e influenciados nas condições físicas e mentais de cada pessoa, incluindo estilos de vidas, conhecimentos e relacionamentos.


Viver não é preciso e matemático.


Na trajetória da vida humana, as variáveis incontroláveis se apresentam desde da genética,passando pelas fases e pelas escolhas pessoais, familiares e sociais que nós experimentamos ou somos levados a experimentar.


É a vida como ela é. Em uma análise preliminar sobre o mercado das pessoas com mais de 60 anos,observa-se a importância mundial dos idosos, impactando nos hábitos de consumo, destacando-se o tempo livre, o entretenimento, a hospitalidade, lazer e turismo.


Com a oferta do 5G, a internet das coisas, existem expectativas que os idosos podem ter impactos e impactarem nas ofertas e demandas dos bens e/ou serviços que estarão disponíveis.


Os idosos são usuários das redes sociais, declaram se manter atualizados sobre desenvolvimentos tecnológicos e gostam de comprar com frequência novos aparelhos eletrodomésticos e, talvez, serão os primeiros nas trocas de celulares e/ou chips da tecnologia 5G.


Segundo levantamentos realizados e publicados, entre os idosos conectados, a principal motivação é se informar sobre economia, política, esportes e outros assuntos (64%).


Também utilizam a web para manter os contatos com outras pessoas (61%) e buscar informações sobre bens e serviços (54 %).


Destacam-se também as buscas sobre destinos turísticos, equipamentos e serviços turísticos.


Em 2019, o número de idosos no Brasil chegou a 32,9 milhões.


Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a tendência de envelhecimento da população vem se mantendo e o número de pessoas com mais de 60 anos no país já é superior ao de criança com até 9 anos.


Outro dado importante nas projeções do IBGE vem reforçar a tendência de envelhecimento da população brasileira: a população de crianças de até 14 anos, que hoje representa 21% do total de habitantes, será de apenas 15% em 2060.


Portanto, o cenário indica a necessidade de Políticas Públicas e aplicações do Marketing adequado, respeitando as necessidade e possibilidades dos homens e mulheres com mais de 60 anos.


É o momento de valorizar os hábitos e costumes daqueles mais experientes, às vezes esquecidos ou mesclados com outros públicos.


Observa-se que os sucessos mundiais das organizações econômicas com ou sem fins lucrativos, as combinações das gerações atingem os propósitos, objetivos e metas com sustentabilidade: ambiental, social e econômica.


Será?


Respeitam-se todas as opiniões contrárias.


São reflexões.


Podem ser úteis.


Pensem nisso.


*Abdon Barretto Filho


Economista e Mestre em Comunicação Social


contato@abdonbarrettofilho.com.br


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