Por: Abdon Barretto Filho | *ABF
📸 *ABF | ARQUIVO PESSOAL
City marketing, ou marketing de cidades, é uma estratégia utilizada por cidades e municípios para promover e melhorar sua imagem e atratividade, para os visitantes, sejam turistas de lazer, turistas de eventos e para investidores, sem esquecer dos residentes.
Convém destacar que a cidade é boa para visitar se for boa para habitar.
O objetivo do city marketing é posicionar a cidade de maneira positiva no mercado, destacando suas qualidades e diferenciais, a fim de atrair mais visitantes, estimular o desenvolvimento econômico e melhorar a qualidade de vida dos moradores.
Ao atrair visitantes, espera-se que sejam injetados e distribuídos recursos financeiros nos consumos dos bens e /ou serviços locais.
É dinheiro novo na economia da cidade que pode contribuir na geração de emprego, renda e impostos.
Os consumos dos visitantes são importantes contribuições para melhorar as receitas públicas e privadas e, através do planejamento, organização, gestão e controle, alcançando a sustentabilidade econômica, cultural e social, incluindo a melhoria da autoestima da população.
O city marketing pode contribuir para que o ecossistema econômico de uma cidade consiga atingir melhores resultados.
O ideal é a união das políticas públicas, através de programas e projetos sejam direcionados em conjunto com as iniciativas privadas seguindo a sequência lógica.
Em primeira instância, identificando-se os aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e/ou serviços que possam atrair visitantes.
Em sequência, a qualificação no bom atendimento.
É fundamental a melhoria contínua da infraestrutura urbana, como transporte, segurança, sinalização, limpeza e outros serviços públicos, tornando a cidade mais atraente e funcional.
Em continuação, ações comunicacionais desde do posicionamento da cidade com uma marca que possa ser aceita e reconhecida pelos visitantes e habitantes, utilizando-se de elementos visuais, entre outros, capazes de criarem e fortalecerem a identidade da cidade.
Naturalmente, os gestores de bens e/ou serviços acompanham e fortalecem a imagem turística, realizando e/ou acompanhando campanhas mercadológicas integradas promovendo e valorizando os atrativos turísticos, rotas, roteiros e os eventos capazes de atraírem visitantes.
As organizações comunitárias e outras entidades, podem contribuir com suas manifestações culturais e folclóricas atendendo os habitantes e os visitantes, promovendo o desenvolvimento econômico e social, incluindo a identidade cívica e autoestima.
Para completar, as análises estatísticas sobre os fluxos de visitantes, ocupações hoteleiros, impostos municipais, empregos diretos e indiretos e a qualidade de vida do habitante podem sinalizar se os objetivos foram alcançados e a retroalimentação do ecossistema do fenômeno turístico.
São trabalhos profissionais com investimentos públicos e privados que merecem continuações, sem interferências de neófitos e políticos equivocados que aparecem e desaparecem a cada governo.
Será?
Respeitam-se todas as opiniões contrárias.
São reflexões.
Podem ser úteis.
Pensem nisso.
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*ABDON BARRETTO FILHO (FOTO)
Economista e Mestre em Comunicação Social
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