appcod.gif
Anuncio02.png

Assembleia instala Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Gaúcha - Defendendo o RS que Produz


O objetivo da frente parlamentar é unificar ações em torno de uma política industrial capaz de elevar a competitividade do setor industrial como um todo.
O objetivo da frente parlamentar é unificar ações em torno de uma política industrial capaz de elevar a competitividade do setor industrial como um todo.

Em uma cerimônia híbrida no Salão Júlio de Castilhos, no início da tarde da terça-feira, 18 de maio, a Assembleia Legislativa instalou a Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Gaúcha – Defendendo o RS que Produz, que será presidida pelo deputado Dalciso Oliveira (PSB).


O ato foi acompanhado por lideranças empresariais e pelos secretários Artur Lemos, chefe da Casa Civil, e Edson Brum, do Desenvolvimento Econômico.


O objetivo da frente parlamentar é unificar ações em torno de uma política industrial capaz de elevar a competitividade do setor industrial como um todo.


Otimista com os últimos resultados da indústria gaúcha, que cresceu 12% no primeiro trimestre deste ano em comparação com igual período de 2020, Oliveira considera que é preciso aproveitar o momento de retomada pós-pandemia para corrigir situações que mantêm ainda baixa a competitividade do setor. Burocracia exagerada, insegurança jurídica e infraestrutura precária são alguns dos elementos citados pelo deputado que devem ser superados.“Não podemos mais perder para nós mesmos.E, nas últimas décadas, o RS perdeu muitos dos que eram daqui”, declarou.

O trabalho da frente parlamentar será orientado por cinco eixos temáticos (segurança jurídica, infraestrutura e logística, peso do setor público, inserção externa e sociedade e governança) e será realizado em dez regionais (Metropolitana, Vale do Sinos, Serra, Serra Centro, Vale do Taquari, Central, Planalto, Missões, Campanha e Sul).


Em cada uma delas, conforme Oliveira, a frente será representada por um de seus integrantes e contará com o apoio do vice-presidente regional da Fiergs.

“A ideia é fazer um diagnóstico e elencar propostas e soluções em cada um dos eixos temáticos”, explicou.

Novas oportunidades


O presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza (MDB), afirmou que a iniciativa ocorre num momento muito oportuno, que exige preparação por parte do Poder Público e da sociedade para enfrentar as pautas que surgirão no período pós-pandemia. “Embora sofrendo percalços, o processo de vacinação está andando. E, em breve, o Brasil estará com a maior parte de sua população imunizada, como ocorre em outros países. Portanto, o pós-pandemia não se dará no longo prazo, mas logo ali na frente. Em função disso, precisamos estar preparados para enfrentar situações novas que surgirão no campo do consumo, no modo de produzir e nas demandas da população”, alertou.

Gabriel afirmou ainda que a frente parlamentar poderá ser um instrumento para colaborar no aproveitamento das oportunidades que se abrem para o Brasil e o Rio Grande do Sul com o aquecimento do mercado externo.

Presente no Salão Júlio de Castilhos, o presidente do Sistema Fiergs/Ciergs, Gilberto Petry, ressaltou a importância do trabalho integrado do Parlamento e do setor industrial para superar os gargalos que obstaculizam o desenvolvimento e pediu sensibilidade do setor político para correção de distorções, especialmente, as existentes no sistema tributário.

Representando o governador Eduardo Leite, o chefe da Casa Civil disse que o governo gaúcho empunhou a pauta da evolução em busca de um Estado mais ágil e enxuto, realizando as reformas previdenciária e administrativa e retomando as privatizações. “Estamos trabalhando para consolidar um modelo que a sociedade possa suportar. Acredito que, assim como a vacina é a solução para a doença, a geração de empregos é a vacina para a crise que vivemos”, apontou Artur Lemos.

A solenidade foi acompanhada, presencialmente, pela deputada Patrícia Alba (MDB) e pelos deputados Ernani Polo (PP), Giuseppe Riesgo (NOVO), Eric Lins (DEM), Vilmar Zanchin (MDB), Carlos Búrigo (MDB) e Elton Weber (PSB).

Foto: Joel Vargas.

1 visualização0 comentário