top of page
appcod.gif
Anuncio02.png

Assistência Social RS publica primeiro edital de 2023 para atendimento à pessoa idosa

Mais de R$ 5,7 milhões serão investidos em projetos de OSCs do Estado


FOTO: DIVULGAÇÃO

A Secretaria de Assistência Social (SAS) lançou, na sexta-feira, 02 de junho, o primeiro edital do Fundo Estadual da Pessoa Idosa (FUNEPI) de 2023, no valor de R$ 5.740.000,00.


O recurso deverá ser utilizado no financiamento de projetos apresentados por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) voltados para a pesquisa científica, capacitação e formação de pessoas idosas e/ou da Rede de Atenção à Pessoa Idosa, bem como a ampliação e manutenção de serviços da mesma, e que promovam a convivência e o protagonismo dos idosos.


O secretário da SAS, Beto Fantinel (FOTO), destacou que o Rio Grande do Sul é um dos estados mais longevos do Brasil e que precisa avançar nas políticas públicas para a população idosa.


“Esses recursos vão impactar diretamente na prestação de serviços e na melhoria de vida dessa população, qualificando os espaços de atendimento e acolhimento. Esse edital foi feito pensando nas OSCs, porque são as grandes parceiras do poder público na execução das políticas públicas de cuidado e atenção à pessoa idosa”, explica.


“Esses projetos são de suma importância para oferecer às pessoas idosas outras oportunidades de prevenção e promoção da saúde física, mental e social, e também de inclusão na sociedade”, avalia a presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI-RS), Iride Caberlon.


Ela sustenta que é fundamental que os idosos possam usufruir de melhor qualidade de vida nos seus territórios, através tanto da convivência intergeracional como do acesso a serviços, cursos e outras atividades de cultura, esporte e lazer, para que gozem de mais felicidade na velhice.


“O edital beneficiará 64 entidades para projetos de atendimento à população idosa do Estado. As linhas para as propostas são bem amplas: pesquisa, capacitação da rede de atendimento, ampliação e melhorias dos serviços em ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) e fortalecimento dos grupos de convivência”, detalha a chefe da Unidade Especial de Atenção ao Idoso da SAS, Cátia Siqueira.


Ela ressalta ainda que a publicação do edital “consolida e reforça a importância da doação de recursos ao FUNEPI para a efetivação das políticas públicas voltadas à população idosa”.


Para inscrever um projeto, a OSC interessada terá o prazo de 30 (trinta) dias, contados a partir da publicação do edital no Diário Oficial do Estado (DOE).


A entidade deverá anexar a Proposta Técnica e os demais documentos requeridos no Portal Convênios e Parcerias RS, onde poderá acessar o edital, que também está disponível no site da SAS : www.social.rs.gov.br



-> Leia as principais notícias da "Cidade de Gramado", acesse:



-> CIDADE DE GRAMADO ON-LINE: Para anunciar e sugestões de pauta, o contato deve ser pelo WhatsApp 51. 9. 9855. 0051.


____________________________________


NOTÍCIAS DA "TERRA DO TCHÊ"?



CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051

_____________________________________


7 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page