*POR: ABDON BARRETTO FILHO
O conceito de ciclo de vida de um produto (bem e/ou serviço) envolve a criação, delimitação, estruturação, lançamento no mercado consumidor, desenvolvimento, maturidade, declínio ou um novo ciclo.
É um conjunto de etapas que todo produto percorre, do seu projeto e concepção até o momento em que ele é descontinuado e retirado do mercado.
A primeira fase do ciclo de vida é o desenvolvimento, incluindo o planejamento das suas características e a sua finalidade.
Em continuação, vem a introdução,
quando acontece o lançamento no mercado,
fase que mais demanda investimentos em comunicação integrada e marketing.
Na fase de crescimento, os investimentos devem estar no foco do atendimento da demanda, necessidades do público alvo.
Quando o produto atinge a fase de maturidade, está no ponto mais alto e se mantém lucrativo.
Por fim, a fase de declínio é quando o produto deixa de apresentar bons resultados e precisa ser descontinuado.
Convém salientar que análise do ciclo de vida é indispensável para o desempenho das vendas e das finanças da organização econômica com ou sem fins lucrativos, possibilitando explorar o máximo do potencial de cada produto e a otimização dos recursos organizacionais.
O principal fator de influência no ciclo de vida do produto refere-se ao mercado, suas características e a soberania do consumidor que quer o melhor, aqui e agora.
Atualmente, entender o consumidor pode contribuir na reputação da marca, valorizando a relação “ ganha-ganha” e captando e mantendo clientes fiéis.
No fenômeno turístico, com uma cadeia produtiva de bens e/ou serviços diversos, os maiores desafios dos gestores estão nos relacionamentos com seus públicos: clientes, colaboradores, proprietários, fornecedores, comunidades, governos.
Os avisos das insatisfações dos consumidores que deixam de frequentar hotéis, restaurantes, atrações, rotas e roteiros por faltarem bons serviços nos momentos dos atendimentos físicos e digitais são frequentes.
Além disso, as sustentabilidades ambientais, culturais, sociais e econômicas podem determinar o aumento ou a diminuição da oferta turística.
As insatisfações impactam nas vendas e aceleram o declínio.
Nos Destinos turísticos, os aperfeiçoamentos constantes nos aspectos integrantes da oferta podem gerar novos ciclos.
Por exemplo: os alimentos e bebidas com identificações geográficas, pautas do Connection Gramado Terrois do Brasil, entre 17 a 21 de maio, podem criar novas demandas ou aumentar as estadias dos visitantes.
Na realidade, o ciclo de vida do produto deve ter acompanhamento nas suas 5 fases: desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio.
Existem sistemas adequados para as gestões, assim como experiências negativas e positivas disponibilizadas nas redes sociais sobre as visitas realizadas.
É importante destacar que nenhum produto tem vida eterna e deve ser sempre aperfeiçoado de acordo com os avanços tecnológicos sustentáveis,para atender consumidores atuais e futuros, criando novos ciclos ou gerando a obsolescência programada ou simplesmente, eliminar sua produção.
As necessidades humanas são ilimitadas.
Criatividade e usabilidade geram a inovação indispensável na economia de mercado.
O novo sempre vem.
Será?
Respeitam-se todas as opiniões contrárias.
São reflexões.
Podem ser úteis.
Pensem nisso.
_________________________________
*Abdon Barretto Filho (FOTO)
Economista e Mestre em Comunicação Social
Textos e podcasts em:
www.cidadedegramadoonline.com.br
_________________________________
-> Leia todas as notícias e artigos da "Cidade de Gramado", acesse:
-> CIDADE DE GRAMADO ON-LINE: Para anunciar e sugestões de pauta, o contato deve ser pelo WhatsApp 51. 9. 9855. 0051.
____________________________________
NOTÍCIAS DA "TERRA DO TCHÊ"?
CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051
_____________________________________
Comments