*Por: Abdon Barretto Filho
IMAGEM: DIVULGAÇÃO
O City Marketing – Marketing de Cidade, não envolve apenas a Promoção do Destino e não se aplica exclusivamente ao fenômeno turístico.
O City Marketing é fundamental para atrair investidores e oferecer bens e/ou serviços qualificados para os residentes e visitantes.
Quando as Políticas Públicas contemplam as atrações de visitantes – turistas de lazer, participantes de eventos corporativos e investidores, o City Marketing é acionado para desenvolver parcerias públicas e privadas com objetivos claros visando o desenvolvimento sustentável da Cidade.
É óbvio que os residentes devem participar direta ou indiretamente através dos seus líderes políticos e empresariais, assim como a sociedade civil organizada.
A estruturação da oferta de bens e/ou serviços fica à disposição do residente quando o visitante retornar ao seu lugar de residência fixa.
A Cidade é boa para o visitante quando também é boa para o residente.
Algumas Cidades já implantaram e fazem a correta Gestão do City Marketing mantendo as conquistas, valorizando e continuando com as realizações.
Outras Cidades não sabem, não acreditam e não querem aplicar os conceitos.
Ainda existem Cidades que querem desenvolver e não possuem recursos financeiros, humanos e materiais.
É a realidade como ela é.
Preparar a Cidade para atrair investidores é um grande desafio e passa por algumas etapas fundamentais, a saber:
1. Fazer um diagnóstico da situação atual: Quais as necessidades das comunidades locais? Queremos visitantes? Quais os impactos positivos e negativos dos investimentos e dos fluxos de visitantes?
2. Definir suas vocações econômicas, culturais e sociais de acordo com a comunidade;
3. Definir Políticas Públicas para 12 anos (três Gestões Municipais);
4. Compartilhar as prioridades com a iniciativa privada e a comunidade;
5. Definir Estratégia a ser utilizada;
6. Elaborar Planejamento Estratégico para 4, 8, 12 anos;
7. Determinar orçamentos públicos e parcerias privadas para atingir objetivos anuais;
8. Elaborar Cronogramas de Atividades que possam ser realizados independentes das mudanças dos Gestores públicos e com as parcerias privadas;
9. Avaliações contínuas;
10. Atualizações constantes.
Naturalmente, todos Gestores procuram melhores resultados.
O fenômeno turístico, desde que bem trabalhado, pode ser uma excelente fonte de renda para os Municípios, Estados e Países.
É, ainda, um importante fator para o desenvolvimento de Cidades por conta da qualidade de vida que proporciona à população local.
Convém salientar que o fenômeno turístico deve ser entendido para que as etapas indispensáveis possam ser realizadas, respeitando-se principalmente as culturas locais e o meio ambiente.
Por ser complexo e transversal, o fenômeno turístico utiliza-se dos mais diversos conhecimentos humanos com a proposta de melhorar a qualidade de vida dos habitantes e momentos felizes para os visitantes.
São pessoas que recebem pessoas com gentileza e respeito.
Caso não seja possível atingir a proposta, é melhor não insistir porque gera frustrações para todos os envolvidos.
O City Marketing realizado profissionalmente pode contribuir nas ações no mercado com responsabilidade, ética e bons resultados.
Será?
São reflexões.
Respeitam-se todas a opiniões contrárias.
São reflexões.
Podem ser úteis.
Pensem nisso.
*Abdon Barretto Filho
Economista e Mestre em Comunicação Social
Textos e podcasts em:
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