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City Marketing e Estratégias Possíveis


*Por: Abdon Barretto Filho

IMAGEM: DIVULGAÇÃO

O City Marketing – Marketing de Cidade segue uma sequência lógica: vontades e decisões dos setores públicos e privados; visão unificada para o desenvolvimento da cidade e escolhas das estratégias possíveis para alcançarem os objetivos e metas.


São realizadas as escolhas dos melhores caminhos para a melhoria contínua da população local.


Geralmente, alguns governantes não entendem que os trabalhos que estão sendo realizados devem ter continuidade com profissionalismo.


Surgem neófitos que definem novos objetivos e novas estratégias ignorando os ciclos que já foram iniciados.


Observa-se a ignorância pluralista e a ingenuidade quando são iniciadas propostas inviáveis para atender egocentrismos dos novos dirigentes eleitos.


Assim, quatro, oito, dezesseis anos ou mais, são perdidos por decisões e estratégias equivocadas.


Algumas cidades, continuam executando as mesmas operações para captações de recursos: impostos e taxas locais; repasses dos governos estaduais e governo estadual e novos investimentos.


Por falta de informações ou sem interesse ignoram os benefícios possíveis da promoção e divulgação de cada Cidade nos mercados, inclusive atraindo visitantes de lazer, participante de eventos e investidores.


Observa-se o conformismo da situação atual da cidade, das faltas de diálogos com a população local e com os possíveis investidores.


São problemas das Gestões e dos representantes eleitos focados nos períodos dos seus mandatos sem definições de estratégias duradouras.


Quando surgem interessados em continuidade das Políticas, dos Planos, Programas e Projetos iniciados em governos anteriores, todos são beneficiados.


Nos casos opostos, observa-se os descasos com os recursos financeiros dos contribuintes e, muitas vezes, atos de corrupções.


Ainda bem que temos imprensa livre e instituições capazes de corrigirem os prováveis desvios.


Portanto, a escolha da estratégia a ser utilizada ou as combinações de estratégias possíveis, sempre em parcerias entre setores públicos e privados, podem alcançar melhores resultados.


Observa-se que o City Marketing deve sequenciar as Políticas Públicas adequadas com as participações dos setores privados.


Sem a indispensável união visando o melhor para o cidadão e, por consequência, o melhor para o visitante é impossível implantar ações do City Marketing, tornando a Cidade mais uma vítima da Propaganda enganosa.


Convém salientar que uma cidade é boa para o visitante quando é boa para o residente.


Nenhuma estratégia consegue captar visitantes se os bens e/ou serviços oferecidos são incompatíveis com suas necessidades.


Será?


Respeitam-se todas as opiniões contrárias.


São reflexões.


Podem ser úteis.


Pensem nisso.


*Abdon Barretto Filho


Economista e Mestre em Comunicação Social



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