*Por: Abdon Barretto Filho
IMAGEM: DIVULGAÇÃO
O City Marketing – Marketing de Cidade segue uma sequência lógica: vontades e decisões dos setores públicos e privados; visão unificada para o desenvolvimento da cidade e escolhas das estratégias possíveis para alcançarem os objetivos e metas.
São realizadas as escolhas dos melhores caminhos para a melhoria contínua da população local.
Geralmente, alguns governantes não entendem que os trabalhos que estão sendo realizados devem ter continuidade com profissionalismo.
Surgem neófitos que definem novos objetivos e novas estratégias ignorando os ciclos que já foram iniciados.
Observa-se a ignorância pluralista e a ingenuidade quando são iniciadas propostas inviáveis para atender egocentrismos dos novos dirigentes eleitos.
Assim, quatro, oito, dezesseis anos ou mais, são perdidos por decisões e estratégias equivocadas.
Algumas cidades, continuam executando as mesmas operações para captações de recursos: impostos e taxas locais; repasses dos governos estaduais e governo estadual e novos investimentos.
Por falta de informações ou sem interesse ignoram os benefícios possíveis da promoção e divulgação de cada Cidade nos mercados, inclusive atraindo visitantes de lazer, participante de eventos e investidores.
Observa-se o conformismo da situação atual da cidade, das faltas de diálogos com a população local e com os possíveis investidores.
São problemas das Gestões e dos representantes eleitos focados nos períodos dos seus mandatos sem definições de estratégias duradouras.
Quando surgem interessados em continuidade das Políticas, dos Planos, Programas e Projetos iniciados em governos anteriores, todos são beneficiados.
Nos casos opostos, observa-se os descasos com os recursos financeiros dos contribuintes e, muitas vezes, atos de corrupções.
Ainda bem que temos imprensa livre e instituições capazes de corrigirem os prováveis desvios.
Portanto, a escolha da estratégia a ser utilizada ou as combinações de estratégias possíveis, sempre em parcerias entre setores públicos e privados, podem alcançar melhores resultados.
Observa-se que o City Marketing deve sequenciar as Políticas Públicas adequadas com as participações dos setores privados.
Sem a indispensável união visando o melhor para o cidadão e, por consequência, o melhor para o visitante é impossível implantar ações do City Marketing, tornando a Cidade mais uma vítima da Propaganda enganosa.
Convém salientar que uma cidade é boa para o visitante quando é boa para o residente.
Nenhuma estratégia consegue captar visitantes se os bens e/ou serviços oferecidos são incompatíveis com suas necessidades.
Será?
Respeitam-se todas as opiniões contrárias.
São reflexões.
Podem ser úteis.
Pensem nisso.
*Abdon Barretto Filho
Economista e Mestre em Comunicação Social
Textos e podcasts em:
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