top of page
appcod.gif
Anuncio02.png

Coronel Julimar Fortes Pinheiro recebe o título de Cidadão Caxiense

A concessão do título ocorreu em sessão solene aberta ao público, na noite da quinta-feira, 20 de julho, no Legislativo


FOTO: CÂMARA DE VEREADORES DE CAXIAS DO SUL/DIVULGAÇÃO

O proprietário da Rede Sky de Hotéis, Hilário Krauspenhar (D), prestigiou a solenidade que valorizou o trabalho desempenhado pelo coronel Fortes (C) em Caxias do Sul


O Parlamento municipal concedeu o título de Cidadão Caxiense ao coronel Julimar Fortes Pinheiro, em sessão solene na noite da quinta-feira, 20 de julho.


A honraria, que valoriza o trabalho desempenhado por Fortes em Caxias do Sul, foi entregue em solenidade conduzida pelo presidente da Câmara, Zé Dambrós (PSB).


Em nome do Legislativo, fez o pronunciamento a vereadora Tatiane Frizzo (PSDB), principal autora da proposição, que foi acolhida pela unanimidade do plenário.


Tatiane considerou brilhante a trajetória do homenageado, destacando o espírito de liderança, o apoio da família e os princípios e valores que cultivou desde criança. Segundo ela, ética, determinação e força o fizeram chegar longe.


“Mas mais do que alcançar tantos títulos e posições de destaque, quando olho para o amigo coronel Fortes, vejo uma pessoa sonhadora, idealista, que tem um coração bom, justo e fraterno. É uma pessoa dedicada à sua família, à sua corporação e a seu dever”, frisou a vereadora, estendendo as saudações a todos os bombeiros que se arriscam para salvar vidas.


Tatiane ressaltou que o coronel é exemplo e inspiração a novas gerações por contribuir para a segurança e proteção da sociedade.


Ela também mostrou um vídeo com depoimentos de familiares e amigos do agraciado, que nasceu no município gaúcho de Santiago e veio atuar, entre outras regiões, na Serra Gaúcha.


Da tribuna, Fortes agradeceu à vereadora pela proposição do título, estendendo cumprimentos ao presidente Dambrós, a todos os demais parlamentares e à sua família.


Citou com emoção e amor a esposa Kellyn Schu, a filha Maryah Schu Fortes, de seis anos, a mãe Nelcy Fortes Pinheiro, que se estavam no plenário, e o pai Elias (in memoriam).


Disse sentir-se honrado por se tornar um cidadão caxiense e por também ter recebido, hoje, da prefeitura, a Medalha Monumento Nacional ao Imigrante.


Aos profissionais do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, que se encontravam na plateia, fez uma saudação e dedicação especial:


“Tenho convicção que a essência desta titulação confiada à minha pessoa é uma conquista construída através do trabalho dessa prodigiosa equipe do 5º Batalhão de Bombeiro Militar da Serra Gaúcha, que tive a honra e o privilégio de liderar. Assim sendo, dedico esse memorável e referendado título a todos os bombeiros militares que tornaram legítimo este momento e que compõem a tropa deste que será para sempre, ao menos nas minhas reminiscências, o meu batalhão”.


O homenageado recordou de palavras que proferiu quando era cadete, em 1994, fazendo questão de repeti-las, agora, coronel e cidadão caxiense:


“O sangue da vitória pulsa forte no coração e no corpo deste oficial sempre idealista. Grato pela presença e prestígio de todos. Contem sempre comigo e com o melhor de mim”.


No encerramento, o presidente Dambrós disse que aprendeu muito com Fortes e que a comunidade da Zona Norte só não desistiu do Quartel de Bombeiros por causa do estímulo do coronel.


Ao lado de Dambrós e de Fortes na mesa de autoridades, estiveram também o primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Adriano Bressan (PTB); o titular da pasta de Gestão e Finanças, Cristiano Becker da Silva, representando o Executivo caxiense; e o subcomandante geral da Brigada Militar, Douglas da Rosa Soares.

Sobre o homenageado


- Julimar Fortes Pinheiro nasceu em 13 de dezembro de 1972, no município de Santiago/RS.


Filho da professora da rede pública estadual Nelcy Fortes Pinheiro e do 2º sargento da Brigada Militar/BM Elias Pinheiro, desde muito jovem, aspirou seguir carreira militar.


É casado com Kellyn Schu, com quem tem a filha Maryah Schu Fortes, de seis anos.


- Iniciou os estudos na Escola Estadual Apolinário Porto Alegre, no mesmo município de origem, completando ali o então 1º grau, atual Ensino Fundamental.


Em seguida, cursou o 1º ano do 2º Grau (Ensino Médio) na Escola Estadual Cristóvão Pereira.


No ano de 1987, prestou concurso para a Escola Estadual de 2º Grau da Brigada Militar, em Porto Alegre, o atual Colégio Tiradentes da BM.


Já, em 1990, foi aprovado para o Curso de Formação de Oficiais da Brigada Militar (CFO-BM).


- Ingressou nas fileiras da Brigada Militar na Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Sul/RS – Fonte de Líderes.


Em 19 de novembro de 1994, foi diplomado Bacharel em Ciências Militares – Área de Defesa Social e também declarado aspirante a oficial da BM.


- Em retorno à sua terra natal, deu início à carreira funcional, sendo classificado no 5º Regimento de Polícia Montada (5º RPMon).


Nessa época, assumiu o comando do Pelotão de Polícia Montada no município de Cacequi, exercendo seu primeiro comando de tropa destacada.


- O documento justifica a homenagem pela carreira consolidada de Fortes.


Informa que o profissional teve passagem por diversos locais, atuando na Subunidade de Bombeiro Militar de Canoas e na criação e instalação do 8º Comando Regional de Bombeiros, também de Canoas.


Ainda assumiu o comando do Corpo de Bombeiros de Esteio e foi subcomandante da Escola de Bombeiro Militar.


- Posteriormente, tornou-se tenente-coronel e comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar da Serra Gaúcha (5ºBBM).


No dia 20 de junho deste ano, foi conduzido ao posto de coronel.


Por fim, o requerimento que discorreu sobre o título de Cidadão Caxiense realçou a atuação do homenageado no restabelecimento dos serviços do Corpo de Bombeiros Militar na Zona Norte, em Caxias do Sul.


-> Leia as principais notícias da "Cidade de Gramado", acesse: https://www.cidadedegramadoonline.com.br/noticias -> CIDADE DE GRAMADO ON-LINE: Para anunciar e sugestões de pauta, o contato deve ser pelo WhatsApp 54. 9. 9261. 6618 ____________________________________ NOTÍCIAS DA "TERRA DO TCHÊ"?

ACESSE: www.peloscaminhosdoriogrande.com.br CONTATO/WHATSAPP: 54. 9. 9261. 6618 _____________________________________

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page