TEXTO E FOTO: AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA RS
No período do Grande Expediente, durante a sessão Plenária da Assembleia Legislativa RS da terça-feira, 21 de março, o deputado Elizandro Sabino (PTB/FOTO) falou sobre o tema "Como proteger nossas crianças e adolescentes da violência doméstica, nas escolas, redes sociais e exploração sexual?".
Ele discorreu sobre a importância do debate acerca do assunto e da capacitação na área da infância e adolescência.
Sabino ressaltou a necessidade do acompanhamento e encaminhamento de casos de suspeita ou de confirmação de violência contra crianças e adolescentes.
Ele lembrou de experiências que teve como conselheiro tutelar e mencionou eventos sobre o tema, entre os quais, do realizado em parceria com a OAB, em 2019, o Seminário Suicídio e Automutilação na Infância e Adolescência.
Conforme frisou o deputado, é relevante que as pessoas prestem atenção às mudanças de comportamento de crianças e adolescentes, que podem revelar casos de violência.
Citou como exemplos de sinais comportamentos infantis repentinos, silêncio predominante, comportamentos sexuais, marcas de agressão, indícios de doenças ou gravidez, enfermidades psicossomáticas e problemas relacionados à frequência escolar.
Ainda mencionou perigos causados pela internet, embora seja ferramenta muito importante para se obter informação, realizar estudos e pesquisas.
DADOS - No ano passado, destacou o parlamentar, segundo levantamento feito pelo Observatório da Secretaria da Segurança Pública, o Rio Grande do Sul registrou casos de violência contra criança e adolescente todos os dias.
"Mais de nove mil crianças e adolescentes de 18 anos foram vítimas de algum tipo de violência, sendo exploração sexual, assédio, importunação, estupro e estupro de vulnerável, lesão corporal e maus-tratos".
Participaram, no Plenário 20 de Setembro, o subdefensor público-geral para Assuntos Administrativos, Marcelo Candiago; a representante da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, vereadora Tanise Sabino; o coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado, Antônio Carlos de Castro Neves Tavares; a representante da 1ª Delegacia de Proteção da Criança e Adolescente, delegada de Polícia Camila Franco Defaveri e o diretor-geral da Secretaria de Estado Educação, Paulo Burmann.
-> Leia todas as notícias e artigos da "Cidade de Gramado", acesse:
-> CIDADE DE GRAMADO ON-LINE: Para anunciar e sugestões de pauta, o contato deve ser pelo WhatsApp 51. 9. 9855. 0051.
____________________________________
NOTÍCIAS DA "TERRA DO TCHÊ"?
CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051
_____________________________________
Bình luận