Por: Abdon Barretto Filho | *ABF
📸 ABF | ARQUIVO PESSOAL
O mercado turístico, é formado pelas ofertas dos aspectos geográficos, históricos, culturais, combinadas com os equipamentos e/ou serviços turísticos, colocados às disposições das demandas dos integrantes da cadeia produtiva.
Os produtos turísticos delimitados capazes de atraírem visitantes (destinos, eventos, rotas, roteiros, parques temáticos, museus, entre outros) são ofertados ao consumidor final e/ou aos integrantes dos sistemas de distribuições físicas e/ou digitais.
De uma maneira geral, existem produtos turísticos diversificados capazes de atraírem visitantes com perfis diferentes, sempre querendo o melhor aqui e agora.
Convém destacar a característica da imobilidade de cada produto turístico, obrigando o deslocamento do consumidor para o consumo/experiência onde está sendo gerado.
Naturalmente, os desafios são maiores porque envolvem os verbos transportar, visitar, alimentar, entreter, comprar e dormir.
Além disso, depende da motivação, renda, tempo disponível e a decisão de comprar competindo com outras ofertas disponíveis.
É um desafio constante e exige profissionais preparados para aplicações do marketing turístico adequado (alguns profissionais preferem mercadologia turística).
É óbvio que são indispensáveis: o Diagnóstico e o Prognóstico.
Algumas estratégias eficazes são apresentadas:
1. Segmentação de Mercado e Personalização: Identificar o perfil do consumidor: Utilize dados de comportamento, preferências e demografia para segmentar o mercado e criar experiências personalizadas; Aposte em nichos do mercado.;
2. Promoções e Pacotes Atrativos com descontos, estadias prolongadas ou experiências adicionais gratuitas (ex.: visitas guiadas ou atividades culturais): Trabalhe com parceiros (hotéis, restaurantes, operadores turísticos) para criar pacotes integrados e de valor;
3. Aumentar a Visibilidade Online: Invista em comunicação digital: Campanhas nas redes sociais para públicos específicos;
4. Destaque a Autenticidade e Experiências Únicas Promova experiências culturais autênticas que não podem ser encontradas em outros destinos: Aposte em eventos locais: Festivais, feiras e celebrações podem atrair visitantes durante épocas de baixa procura;
5. Flexibilidade e Confiança: Ofereça políticas de cancelamentos flexíveis;
6.Turismo Nacional e de Proximidade: Promova o destino para turistas nacionais ou dos países vizinhos, especialmente em períodos de baixa procura internacional;
7. Parcerias e Colaborações: Colabore com companhias aéreas, agências de viagens e plataformas de reserva para ampliar o alcance da sua oferta;
8. Estímulos Governamentais, se houver: Aproveite incentivos ou subsídios governamentais para reduzir custos e tornar os preços mais competitivos.
Estas estratégias podem ser combinadas para atrair fluxos de visitantes de forma eficaz, com profissionais e investimentos adequados.
Será?
Respeitam-se todas as opiniões contrárias.
São reflexões .
Podem ser úteis.
Pensem nisso.
____________________
*ABDON BARRETTO FILHO (FOTO)
Economista e Mestre em Comunicação Social
Textos e podcasts em:
_____________________
RÁDIO CIDADE DE GRAMADO ONLINE
“24H NO AR”
Para escutar acesse o SITE:
ou o APLICATIVO:
Comments