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Foto do escritorVoltencir Fleck

Governo lança campanha nacional para alavancar setor turístico do Rio Grande do Sul

                                                                                                                               FOTOS: MAURÍCIO TONETTO | SECOM RS

Eduardo Leite (FOTO) destacou que "a campanha se soma a outras ações que já vêm sendo realizadas para incentivar o setor turístico no RS"



Na manhã da quarta-feira, 18 de setembro, o governo do Estado lançou a Campanha Nacional de Turismo, considerada como a maior campanha mercadológica da história do Rio Grande do Sul e que tem como objetivo posicionar o Estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil, especialmente após as enchentes que impactaram fortemente o fluxo de visitantes. 


O evento de lançamento foi realizado no Palácio Piratini, com a presença do governador Eduardo Leite e dos titulares das secretarias de Turismo (Setur), Ronaldo Santini, e de Comunicação (Secom), Caio Tomazeli.


A campanha inclui uma série de ações que abrangem desde anúncios em aeroportos brasileiros a inserções de áudio e vídeo em mídias especializadas e em veículos de cobertura nacional.


Na cerimônia de lançamento, também foi apresentado o vídeo da campanha, cujo tema é "O Brasil Abraçou o Rio Grande do Sul e Agora Queremos Abraçar o Brasil", slogan inspirado em falas do governador após as enchentes.


Leite destacou a capacidade da população gaúcha de superar e reagir aos desafios enfrentados pelo Estado.


“Passamos por muitos desafios e demonstramos a capacidade de reação do povo gaúcho e a nossa capacidade de superação, que também estamos observando agora.

Essa campanha do turismo se soma a tantas outras ações que estamos empreendendo ao longo dos últimos anos, como a recuperação da capacidade de investimento do Estado e as iniciativas para impulsionar o turismo do Rio Grande do Sul”, afirmou o governador.


O aporte do governo na iniciativa é de R$ 30 milhões, tendo como foco promover a resiliência, a segurança e a atratividade do Estado, destacando as belezas naturais, a cultura e a gastronomia gaúchas em diversas regiões do Brasil e fomentando o setor turístico, um dos importantes pilares da economia.


O secretário de Turismo, Ronaldo Santini (FOTO), ressaltou que "o Estado está pronto para receber os turistas"



“Este momento que vivemos hoje é muito importante, pois agora temos a oportunidade de demonstrar a todos aqueles que dedicaram um tempo significativo para nos ajudar a nos reerguermos que estamos prontos.

Queremos convidar o Brasil e o mundo para nos visitarem, passearem pelas nossas paisagens, vivenciarem a nossa cultura na sua diversidade e conhecerem os sabores da nossa culinária”, afirmou Santini.


“Com o retorno em outubro da nossa principal porta de entrada para turistas, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, precisamos mostrar para o Brasil que estamos prontos”, complementou o secretário de Turismo.


Durante a apresentação, Tomazeli, ressaltou que a campanha lançada é mais do que uma ação promocional.


“Não se trata apenas de uma campanha promocional e turística, é também uma campanha de empatia, de reconhecimento, de relacionamento com toda a grande família de brasileiros que apoiaram o Estado no momento de dificuldade.

Em troca de tudo o que recebemos, queremos retribuir com a nossa hospitalidade, abrindo as portas do Rio Grande do Sul. O trade turístico está preparado para receber as pessoas”, enfatizou Caio Tomazeli.



"Em troca de tudo o que recebemos, queremos retribuir com a nossa hospitalidade", frisou o secretário de Comunicação, Caio Tomazeli (FOTO)



A Campanha Nacional de Turismo é uma das ações do Plano Rio Grande, que atua em três eixos de enfrentamento aos efeitos das enchentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro. 


A população também está envolvida, já que o Conselho do Plano Rio Grande é formado por representantes do Poder Público e da sociedade civil, incluindo pessoas atingidas pelas enchentes.


Além disso, um Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, formado por pesquisadores, dá suporte ao desenvolvimento das ações.


Importância econômica


Um dos pilares da economia do Rio Grande do Sul, o setor de turismo é responsável por uma parcela significativa do Produto Interno Bruto (PIB) estadual.


Somente em 2022, o setor representou cerca de 4% do PIB gaúcho, com impacto em setores como hotelaria, gastronomia e comércio.


O potencial turístico do Estado é demonstrado pelo crescimento do setor, um forte impulsionador do desenvolvimento econômico e social das regiões com ele envolvidas.


Outro ponto de destaque é a geração de empregos diretos e indiretos em diversas áreas, como transporte, hospedagem e produção de artesanato e itens da cultura local.


Em 2023, o Estado contabilizou 17,3 mil empresas registradas que têm ligação com a atividade turística, colocando em evidência a importância do setor.


Além disso, o turismo também é importante para a valorização cultural e a preservação do ambiente.


Com a promoção do Rio Grande do Sul como destino, o desenvolvimento sustentável é fomentado, na medida em que são incentivadas práticas que preservam as paisagens naturais e o patrimônio cultural, ao mesmo tempo que promovem o crescimento econômico das comunidades locais.



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