top of page
appcod.gif
Anuncio02.png

O Centro Histórico e o City Marketing

Atualizado: 27 de mar.


POR: ABDON BARRETTO FILHO | *ABF



📸 *ABF | ARQUIVO PESSOAL


Em qualquer cidade do mundo deve existir um centro histórico para chamar de seu por cada habitante e referência para cada visitante.



É no centro histórico que são identificados os primeiros investimentos realizados na cidade, geralmente em locais das feiras livres, templos religiosos, mercados públicos, prédios para os governantes, hospitais, teatros, parques, jardins, residências, quartéis militares, bombeiros, entre outros equipamentos e serviços civilizatórios.


Na realidade, cada edificação tem sua história que pode ser lembrada e valorizada pelos moradores e pelos visitantes.


O centro histórico é a área mais antiga da cidade, onde começou a urbanização.


Nas minhas visitas nacionais e internacionais, como turista e como economista e profissional de marketing de cidades (City Marketing), tenho aprendido muito com as ações e omissões dos governantes e lideranças locais.


Nas minhas palestras, mentorias e textos publicados, tenho apresentado uma série de contribuições sobre o tema.


Em algumas cidades, os centros históricos são abandonados e dominados pelos moradores de ruas e marginais, resultantes de ausências de políticas públicas e gestões descompromissadas com a preservação da memória cultural do local.


Em outras cidades, acontece o inverso, com as presenças marcantes das gestões públicas e privadas garantindo que o centro histórico seja bom para visitar e bom para morar.


Existem cidades, que ainda não despertaram para a valorização da parte antiga da cidade.


Também ainda existem cidades que querem destruir os prédios antigos, geralmente, pressionados pelas especulações imobiliárias e das visões míopes de algumas lideranças públicas e privadas.


Logo, cada cidade tem o seu centro histórico de acordo com as opções dos seus moradores, eleitores, investidores e seus respectivos planos diretores que devem incluir sustentabilidade ambiental, social e econômica.


Os profissionais realizam diagnósticos e prognósticos determinando objetivos, orçamentos e cronogramas para execuções de obras e implantações de equipamentos e serviços adequados.


O grande problema é a continuidade de cada proposta.


As mudanças de gestor público e a falta de engajamento do setor privado prejudicam as metas.


Nas aplicações do marketing das cidades, o grande desafio é o conceitual.


As estratégias comunicacionais devem incluir visões antropológicas e sociológicas sobre os pertencimentos dos habitantes, melhorando as suas vidas e capazes de atraírem visitantes.


O processo envolve educação, cultura, gestão e investimentos em ruas, avenidas, sinalizações, parques, jardins, mobilidade urbana, iluminação pública, segurança pública, entre outras.


São ações profissionais e transversais que envolvem as comunidades e as lideranças.


Os anúncios na mídia tradicional ou na mídia digital podem realizar engajamento individual e o pertencimento de cada morador.


Entretanto, para completar, são necessários registros de boas experiências, eventos locais, redes comunitárias, histórias e estórias valorizando nossa terra, nossa gente através da preservação do patrimônio histórico e cultural.


Será?


Respeitam-se todas as opiniões contrárias.


São reflexões.


Podem ser úteis.


Pensem nisso.


________________________


*ABDON BARRETTO FILHO (FOTO)


Economista e Mestre em Comunicação Social 



Textos e podcasts em:



______________________


Conheça a "Terra do Tchê", compre online com a gente.


Informações, reservas e compras com descontos exclusivos em hotéis, restaurantes, parques temáticos, entre outros você encontra ao acessar o link abaixo:



______________________


RÁDIO CIDADE DE GRAMADO ONLINE 


Para escutar observe o link na parte superior do Portal CIDADE DE GRAMADO ONLINE, acesse o SITE:



ou pelo APLICATIVO:


 
 
 

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
Quem somos

O Cidade de Gramado Online é um espaço que tem como principal objetivo divulgar o que acontece no município, com assuntos voltados aos interesses da comunidade local e dos seus visitantes, tendo em vista que milhares de turistas passam por aqui todos os anos e, muitas vezes, desconhecem o que ocorre no dia a dia dos gramadenses.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE NÓS

logo-branco.png
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Informações sobre o uso de imagens: AQUI

Desde 2016

Se inscreva em nosso site para receber notícias em primeira mão

Obrigado pelo envio!

Website desenvolvido por:

logo4-appcod-155x35.png
bottom of page