POR: *ABDON BARRETTO FILHO (ABF)
FOTO: *ABF | ARQUIVO PESSOAL

O Turismo é um fenômeno porque pode ser observado através de uma série de comportamentos humanos e as relações diretas com a geografia, história, cultura, economia, sociologia, filosofia, comunicação, marketing, tecnologia, administração, entre outros.
O Turismo é transversal, interligado e
interdependente e pode completar ou divergir.
É um fenômeno humano com toda sua complexidade e que pode ser verificado através das interações entre os visitantes e os residentes dos núcleos receptores.
Os estudos acadêmicos envolvem pesquisas sobre os comportamentos humanos e suas escolhas antes, durante e depois dos deslocamentos das residências habituais para outros locais.
Já existem confirmações que o planejamento de uma viagem faz bem para a saúde mental.
Existem conclusões que o ser humano pode ser feliz elaborando planos de viagens, mesmo sem datas definidas.
O sonho de viajar e visitar outros lugares estão relacionados com a saúde, cultura, motivações, tempo livre para viajar e disponibilidade financeira, entre outros.
O comportamento humano e as decisões das viagens estão vinculados às expectativas das experiências que poderão ser encontradas no local onde se pretende visitar.
Não é um tema novo.
Entretanto, salvo melhor juízo, as viagens podem gerar benefícios para a saúde mental, reduzindo o estresse e a sensação de bem estar visitando outros lugares.
Viajar faz bem para o corpo, para a mente e para as emoções.
Obviamente, quando existe planejamento, organização, execução e avaliação, sempre buscando a felicidade possível.
É preciso saber viajar.
Convém destacar que a mente saudável contribui para o corpo saudável, evitando-se doenças, principalmente: a depressão; ansiedade ou transtorno psiquiátrico.
A saúde mental de uma pessoa pode estar relacionada à forma como reage aos desafios da vida e ao equilíbrio entre suas necessidades, desejos, capacidade, ambições, ideias, propósitos, projetos e emoções.
Acredita-se que a saúde mental é estar bem consigo mesmo e com os outros.
Viajar permite entrar em contatos com novas realidades, novas culturas, tradições e modos de vida.
Ajuda a desenvolver a tolerância e a empatia possibilitando uma visão mais ampla do mundo a partir das experiências com outras pessoas conhecendo seus hábitos e seus costumes.
Quando se realiza viagens para diferentes destinos turísticos observa-se a saída da zona de conforto, podendo levar ao autoconhecimento.
Além disso, sempre é bom lembrar que durante as visitas, deve-se agir respeitando-se a cultura e os hábitos locais.
É o ideal na experiência da viagem.
Será?
Respeitam-se todas as opiniões contrárias.
São reflexões.
Podem ser úteis.
Pensem nisso.
_______________________________
*ABDON BARRETTO FILHO (FOTO)
Economista e Mestre em Comunicação Social
Textos e podcasts em:
________________________________

RÁDIO CIDADE DE GRAMADO ONLINE
“24H NO AR”
Para escutar acesse o SITE:
ou o APLICATIVO:
Comments