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Planejamento e Gestão no Verão

Atualizado: 9 de jan.


POR: *ABDON BARRETTO FILHO


Com a Economia do Turismo em alta, o Verão abre espaço para quem trabalha ou quer trabalhar nos empreendimentos, investimentos e negócios envolvendo fluxos de visitantes interessados nas praias, entretenimento, esportes e lazer ao ar livre.


São infinitas possibilidades no Brasil e no resto do mundo.


Para os Planejadores e Gestores do fenômeno turístico é indispensável reconhecer que a sazonalidade e inconstância da demanda são variáveis incontroláveis, exigindo diagnósticos e prognósticos profissionais.


Em alguns casos, determinadas ações são óbvias: sem clientes, interrompe-se a oferta de serviços.


É simples, assim: eventos suspensos; hotéis e restaurantes fechados, entre outros equipamentos e serviços.


Em outros casos, são criadas novas estratégias utilizando-se as ferramentas do Marketing das Cidades (City Marketing), incluindo o Calendário dos Dias Azuis; desenvolvimento de novos eventos; Comunicação Integrada e as indispensáveis parcerias públicas e privadas.


Naturalmente, os Destinos Turísticos, transportadores, meios de hospedagens, restauranteiros, organizadores de eventos, entre outros equipamentos e serviços das organizações econômicas com ou sem fins lucrativos, conseguem melhores resultados.


Durante cada Verão, podem existir ameaças e oportunidades desafiadoras para os Planejadores e Gestores do núcleo receptor de visitantes, com impactos diretos nos residentes que nem sempre viajam durante o período.


Observa-se que durante o Verão são ofertadas programações locais para os residentes e que também podem atrair visitantes.


É óbvio que são resultantes do Planejamento e da parceria pública e privada, com profissionalismo e investimentos, visando bom atendimento e bons resultados econômicos e financeiros.


Convém salientar que as empresas estão adotando abordagens integradas com a presença física (ser humano) e o digital (phygital), oferecendo experiências sensoriais diferenciadas.


Convém salientar que no fenômeno turístico, são pessoas que atendem pessoas.


Os avanços tecnológicos contribuem para o momento da interação humana entre visitante e residente.


Diagnósticos específicos sobre ofertas e demandas são indispensáveis.


Os hábitos e perfis dos clientes atuais e dos prováveis novos clientes contribuem nas decisões.


Alguns exemplos podem ser destacados: a disponibilidade de sinal de internet (Wi-Fi) nas praias; os sucessos das visitas aos hotéis com águas termais; programações especiais nos Museus ou a Magia do Natal Luz, com 38 anos, pioneirismo em Gramado durante o Verão, entre outras comemorações em diversos Municípios do Rio Grande do Sul.


Todas inovações exigem atenções e investimentos em pessoas, equipamentos e serviços profissionais.


São alguns exemplos de competências e profissionalismos, sempre com apoios dos diversos canais de comunicação e apoio à comercialização.


Será?


Respeitam-se todas as opiniões contrárias.


São reflexões.


Podem ser úteis.


Pensem nisso.


_______________________________

*ABDON BARRETTO FILHO (FOTO)


Economista e Mestre em Comunicação Social 



Textos e podcasts em:



________________________________


RÁDIO CIDADE DE GRAMADO ONLINE

                       “24H NO AR”

 

Para escutar acesse o SITE:

ou o APLICATIVO:




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