top of page
appcod.gif
Anuncio02.png

Porto Alegre abre oficialmente a 40ª edição do Acampamento Farroupilha

FOTO: VINICIUS LUZ/PMPA

O acendimento da Chama Crioula no Parque Harmonia abriu oficialmente as comemorações dos festejos farroupilhas em Porto Alegre, no feriado nacional da quarta-feira, 07 de setembro.


O evento é realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Gam3 Parks, concessionária responsável pela gestão do parque.


Conforme estimativa da concessionária, 90 mil pessoas estiveram no Acampamento no feriado. Na tarde da quarta-feira, 07 de setembro, a centelha da Pira da Pátria deixou o Paço Municipal, no Centro Histórico, e foi conduzida até o Acampamento, no Parque Harmonia, pelas mãos de Otacílio Souza Soares Xiru e por um grupo de cavalarianos da Lomba do Pinheiro, Morro da Cruz e Belém Novo.


O trajeto a cavalo durou cerca de uma hora e meia pelas ruas centrais da cidade. No palco principal, o prefeito Sebastião Melo e a patrona dos Festejos Farroupilhas do município de Porto Alegre 2022, a tradicionalista e ativista cultural Vera Aguiar, receberam a centelha e acenderam a Chama Crioula.

"O Acampamento completa quatro décadas no aniversário de 250 anos de Porto Alegre, cidade que nasceu com os casais de açorianos e depois recebeu as mais diversas etnias. O Rio Grande quis ser brasileiro, lutou para ser brasileiro e demarcou sua terra com ponta de lança e pata de cavalo para hoje ser exemplo de acolhimento e harmonia" - Prefeito Sebastião Melo.

FOTO: ALEX ROCHA/PMPA

Homenagens - O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Gunter Axt, destacou as 70 atrações durante os 20 dias de Acampamento.


"Esse é um momento de afeto, em homenagem a nossa cultura, aos valores dos gaúchos", afirma.


A tradicionalista e patrona dos festejos farroupilhas Vera Aguiar recebeu a distinção pelos mais de 60 anos dedicados à cultura gaúcha.


O peão farroupilha Jonata Leindeker e o ex-presidente da Associação dos Acampados do Parque Harmonia, Ademir Machado Morais, receberam homenagens póstumas pelo trabalho e dedicação que prestaram ao movimento tradicionalista gaúcho.


Familiares dos homenageados receberam as honrarias.


No final do evento, o representante do Piquete Fraternidade Gaúcha do Rio Grande do Sul, Diego Persan, e o representante do Piquete Mala de Garupa da Grande Loja Maçônica do Rio Grande do Sul, Índio Guaracy, levaram o achote com a Chama Crioula até o Piquete dos 250 anos, onde será guarnecida, dia e noite, até 20 de setembro.


Trabalho infantil - Durante os festejos da Semana Farroupilha, equipes de abordagem social da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) realizarão ações sistemáticas no Acampamento Farroupilha para prevenção e erradicação do trabalho infantil.


Com o objetivo de proteger a infância e adolescência gaúcha, o público receberá informações sobre como agir diante de uma situação destas: acione a Central de Abordagem - Disque 156 Opção 7.


Saiba mais sobre o Acampamento Farroupilha aqui.


____________________________________ NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO? ACESSE: www.cidadedegramadoonline.com.br


MAIS NOTÍCIAS DE TURISMO DA "TERRA DO TCHÊ"? ACESSE: www.peloscaminhosdoriogrande.com.br CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051 _____________________________________

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page