top of page
appcod.gif
Anuncio02.png

Relatório da Pesquisa "Gramado, cidade para todas as idades" será apresentado no dia 30 de agosto


O projeto “Gramado - cidade para todas as idades” nasce do interesse do município da Serra Gaúcha em tornar-se uma cidade amiga de todas as idades, dessa forma promovendo a integração geracional em ambientes mais seguros, com participação social e comunitária, além de serviços que atendam a população de forma geral.


No último dia 08 de agosto, na Câmara Municipal de Vereadores de Gramado, foi entregue em evento oficial o resultado da

pesquisa efetuada pela Universidade de

Caxias do Sul (UCS) com o diagnóstico da pessoa idosa no município.


Estiveram na cerimônia de entrega do relatório Dr. Alexandre Kalache, ex-diretor da Organização Mundial da Saúde e atual presidente do Centro Internacional da Longevidade Brasil; Ilton Gomes, Secretário de Assistência Social; Luia Barbacovi, vice-prefeito; e Dr. Vicente Vargas, Presidente do Conselho Municipal do Idoso.


Além das lideranças mencionadas, o time de pesquisadores da UCS, parceiro acadêmico do projeto, estava representado pelos Profs. Delcio Agliardi, Vania Beatriz Merlotti, Verônica Bohm e Margarete Lucca.


A apresentação dos resultados do relatório está marcada para o dia 30 de agosto, também na Câmara de Vereadores de Gramado, com participação da equipe de pesquisadores responsável pelo projeto, além de contar com a participação propositiva da comunidade e de integrantes do Comitê da Sociedade Civil e do Comitê intersecretarial – que inclui membros de todas as pastas da administração.


No evento, serão apresentados os principais resultados da pesquisa e serão discutidos facilitadores e dificultadores para a resolução dessas problemáticas.


Além de apontar fraquezas e potencialidades do município, a UCS ainda oferece recomendações para boa parte dos problemas apontados, objetivo também do workshop agendado para a terça-feira, dia 30.


Sobre o projeto: Em 2005 a Organização Mundial da Saúde (OMS) antevia essa mudança na dinâmica da sociedade Brasileira, forçando uma releitura do papel do idoso em sua comunidade, trabalho e família, e no 18º Congresso Mundial de Gerontologia, no Rio de Janeiro, foi apresentado o conceito do projeto baseado no “Guia Global: Cidade Amiga do Idoso”, mais tarde renomeado para Cidade Amiga de Todas as Idades.


O envelhecimento ativo podia parecer um grande desafio décadas atrás, mas enquanto diretor do Departamento de Envelhecimento e Curso de Vida da OMS, Dr Alexandre Kalache sabia que essa realidade em breve bateria à porta do brasileiro, e que por isso muita coisa deveria mudar para adaptar o ambiente em que esse idoso estaria inserido no futuro, otimizando oportunidades e reduzindo disparidades sociais, sanitárias e de gênero.


Os protocolos criados por Kalache e sua equipe para a transformação de municípios levam em conta oito aspectos da vida urbana que se sobrepõe em características, mas que também congregam desafios, são eles: transporte, moradia, participação social, respeito e inclusão, participação cívica e emprego, comunicação e informação, apoio comunitário e serviços em saúde, espaços abertos e prédios.


Cada um dos tópicos acima desempenha um papel fundamental para entender a realidade do idoso sob sua própria perspectiva, garantindo que nenhuma política pública ou mudança estrutural seja feita sem sua participação ativa.


A cidade de Gramado está em fase final do projeto destinado a montar um Plano de Ação em direção a um município mais amigável ao idoso em temáticas que vão de saúde a transporte.


O projeto recebe aporte do Grupo CPFL Energia, concessionária responsável pelo serviço de distribuição de energia elétrica em vários municípios do Rio Grande do Sul.



Evento aberto ao público e sujeito a lotação.



Data: 30 de agosto de 2022


Horário: 14h às 17h


Local: Plenário na Câmara de Vereadores – Rua São Pedro 369, Centro



Informações:



Fernando Aguzzoli Peres, Centro Internacional da Longevidade Brasil (51) 98441-1001.


Prof. Delcio Agliardi, Universidade de Caxias do Sul (54) 99917-8289.


____________________________________ NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO? ACESSE: www.cidadedegramadoonline.com.br CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051 _____________________________________


4 visualizações0 comentário
bottom of page