top of page
appcod.gif
Anuncio02.png

RS realiza 15ª Conferência Estadual de Assistência Social

FOTOS: FREDY VIEIRA | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA RS

Secretário Beto Fantinel ressaltou a importância do diálogo para o avanço de políticas públicas



Com o tema Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos, teve início, na terça-feira, 03 de outubro, a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social.


O evento, que segue até quinta (05/10), acontece no Salão de Atos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, e reúne representantes da sociedade civil organizada, dos governos municipais e estadual, e de diversas entidades, além de membros da comunidade em geral, que atuam em espaços de deliberação, implementação e controle da Política de Assistência Social no Estado.


“Não produziremos avanços em uma sociedade que não enfrente suas desigualdades, que não cuide dos mais vulneráveis, e a Conferência é o momento de avaliar, de propor, de apontar caminhos, de cobrar, para que juntos possamos fortalecer a Política de Assistência Social em nosso Estado”, afirmou o titular da Secretaria de Assistência Social (SAS), Beto Fantinel, presente à mesa de abertura do encontro.


“Nós precisamos ainda avançar muito, e os avanços só vão ser produzidos com o diálogo entre aqueles que constroem, aqueles que utilizam e aqueles que executam a política pública”, acrescentou.

A presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), Maria Lopes, destacou o tema do evento deste ano e defendeu a necessidade de fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).


“Nós queremos que essa Conferência, de fato, discuta, avalie e proponha as mudanças necessárias para que possamos

vencer as dificuldades, para que nossos serviços

tenham maior qualidade e para que nossos trabalhadores

tenham condições de executar seu trabalho,” frisou.


“Aqui [na Conferência] vamos realizar esse grande diálogo, para podermos levar todas as demandas da Política de Assistência Social até as instâncias governamentais”, disse a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Priscila Nunes.


“É, sobretudo, um momento de muita troca, de muito aprendizado”, completou.


Representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) na solenidade de abertura, o diretor do Departamento de Proteção Social Especial do órgão, Regis Spindola, destacou que a Conferência é um momento de celebração, mas também de grande responsabilidade.


“É a hora de pararmos as atividades em nossos postos de trabalho e estarmos aqui trabalhando na avaliação, monitoramento e resgate de tudo que temos feito até aqui e de tudo que precisamos fazer daqui em diante para melhorarmos a Política de Assistência Social”, observou.


A Conferência Estadual de Assistência Social é um espaço de participação que visa avaliar o SUAS e propor as diretrizes para seu aprimoramento, por meio de deliberações coletivas, sendo uma importante instância de controle social e de fortalecimento da cidadania.


Realizada ordinariamente a cada dois anos, é sempre precedida pelas Conferências Municipais de Assistência Social, que, em 2023, ocorreram entre 3 de abril e 15 de julho.


Uma das finalidades dos encontros municipais é eleger os delegados que participam da Conferência estadual.


A edição deste ano do evento vai promover palestras e debates em torno de cinco eixos temáticos: Financiamento; Controle Social; Articulação entre os segmentos; Serviços, programas e projetos; e Benefício e transferência de renda.


Também está prevista na programação do encontro a reunião do Fórum dos Usuários, Trabalhadores e Entidades de Assistência Social, além da eleição dos delegados para a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada de 5 a 8 de dezembro, em Brasília.


Confira aqui a programação completa.



Leia as principais notícias da "Cidade de Gramado", acesse: www.cidadedegramadoonline.com.br/noticias

CIDADE DE GRAMADO ON-LINE: Para anunciar e sugestões de pauta, o contato deve ser pelo WhatsApp 54. 9. 9261. 6618 NOTÍCIAS DA "TERRA DO TCHÊ"?

ACESSE: www.peloscaminhosdoriogrande.com.br CONTATO/WHATSAPP: 54. 9. 9261. 6618

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page