top of page
appcod.gif
Anuncio02.png

Cadeira de rodas, venda nos olhos e andador: vereadores realizam vivência ao entrar na sessão

FOTO: PAULO VARGAS/CÂMARA DE VEREADORES DE GRAMADO

Uma ação inédita fez parte da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Gramado na segunda-feira, dia 26 de setembro.


Usando equipamentos como cadeiras de rodas, venda nos olhos e andador, os nove parlamentares gramadenses entraram no plenário realizando uma vivência simulando o dia a dia de Pessoas com Deficiência (PcD).


A iniciativa teve como objetivo mostrar as dificuldades que essas pessoas encontram em sua rotina e também chamar a atenção para a acessibilidade nos espaços públicos.


O trajeto dos parlamentares iniciou em frente à sede da Câmara, na calçada da Rua São Pedro, onde, com a ajuda de seus assessores e demais servidores da Casa, passaram por duas escadas de acesso ao plenário.


Os vereadores que vivenciaram dificuldades com a locomoção utilizaram a rampa e o elevador, recurso disponível no Legislativo desde 2010, quando inaugurou sua sede própria.


Esta ação especial foi uma realização da Câmara de Vereadores por meio da Comissão Especial da Pessoa com Deficiência da Casa, instituída para debater políticas públicas e buscar soluções para garantir mais inclusão em Gramado.


“A ideia foi justamente identificar as problemáticas em relação à acessibilidade no Legislativo e levar a mesma preocupação ao Executivo, porque nossa cidade ainda precisa avançar neste quesito”, avalia o vereador Neri da Farmácia (Progressistas), que preside a frente parlamentar das PcDs.


O presidente da Casa, Renan Sartori (MDB), destaca que a vivência foi de fundamental importância para sensibilizar as autoridades e a comunidade presente, que lotou o plenário Júlio Floriano Petersen.


Para ele, fica o compromisso ao Poder Legislativo para evoluir em relação à acessibilidade.


“A intenção foi vivenciar, mesmo que simbolicamente, todas as dificuldades, e também fazer uma autocrítica. Sabemos que ao longo dos anos muitas melhorias aconteceram, mas entendemos que a Câmara pode avançar mais”, conclui Renan.


_____________________________________


NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO?



MAIS NOTÍCIAS DE TURISMO DA "TERRA DO TCHÊ"?



CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051

______________________________________

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page