top of page
appcod.gif
Anuncio02.png

Congresso Gaúcho debate em Canela o uso de Inteligência Artificial nas eleições

Famurs e especialistas tratam o tema no 4º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes, principal encontro estadual de tecnologia voltado para se discutir a transformação digital nas administrações municipais


📸 TRI HOTEL CANELA | DIVULGAÇÃO

Evento será realizado no Tri Hotel (FOTO)


O uso da inteligência artificial em período eleitoral será tema tratado por Prefeituras de todo o Estado que participarão nos dias 25 e 26 de abril, em Canela, na Serra Gaúcha, do 4.º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda e Desenvolvimento Econômico.


Apesar da preocupação sobre o uso de IAs generativas para manipulação fraudulenta de áudios e vídeos de candidatos e direcionamento de conteúdo para persuadir eleitores, que levou o Tribunal Superior Eleitoral a propor regras para uso de candidatos e partidos, a IA também deve ser utilizada para combater fake News no período.


É o que destaca o especialista no tema, Maurício Pretto - fundador da DIGIWINGS e criador do primeiro assistente inteligente do Brasil SalesBuddy.


“Apesar de todos os controles, vamos ter muita disseminação de conteúdo com desinformação, não só por culpa da IA. Existe um fator mais alto que é a velocidade com que a informação se dissipa. Acho que o que a IA vai trazer é uma velocidade na criação do conteúdo”, afirma Pretto , que integrará um painel exclusivo para debater o tema no principal encontro estadual de tecnologia para Prefeituras, conduzido pelo presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi.


Também participam do debate o entusiasta e palestrante sobre Inteligência Artificial, Robert de Lima Leichtveis, e o advogado Especialista em Direito Eleitoral, Lieverson Luiz Perin.


Maurício Pretto, além de especialista e empresário, é um entusiasta no tema, onde costuma trazer para governos e iniciativa privada brasileiros as tendências mundiais em IA aplicadas em diversos países, seja no âmbito de legislação como de modelos já adotados.


Na visão dele, com o potencial de analisar comportamentos, a IA permite a criação de ferramentas que podem dar uma resposta mais rápida para se evitar a disseminação de conteúdo falso em redes como o WhatsApp, por exemplo.


“Acho que existem caminhos de se pensar numa maneira para que a nossa população, as pessoas entendam, ao final do dia, que o que elas estão passando adiante não tem veracidade”, argumenta Pretto.


“A IA talvez traga alguns conteúdos que antes não conseguiam ser disseminados. Acho que vídeos deep fake vão ter um fator pesado, mas acho que nós como sociedade não deveríamos estar falando do que a gente acha que vai acontecer e sim o que a gente pode fazer para combater”, analisa Maurício Pretto.


No contexto de governos digitais e mais eficientes, a inteligência artificial surge como potencial para integrar serviços e melhorar a qualidade no atendimento em diversas áreas da esfera pública.


Com foco na modernização da máquina pública, a transformação digital dos municípios gaúchos norteará as apresentações do 4.º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes do Estado.


Canela, Cachoeira do Sul, Erechim, Gramado, Gravataí, Igrejinha, Lajeado, Panambi, Passo Fundo e Porto Alegre mostram como usam a tecnologia no desenvolvimento das localidades.


As políticas públicas de fomento à inovação desenvolvidas pelo Governo do Estado também serão apresentadas no evento pelo secretário Adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Raphael Machado Ayub.



Uma feira de soluções tecnológicas também acontece paralela à programação do Congresso.


Os gestores municipais terão acesso às tecnologias desenvolvidas pela System, Binär Tech, Evolution Tecnologia Funerária, Sistema Traz Valor, VoxCity Tecnologia, Frotus Sistemas, GRAPHO Software, Portal de Compras Públicas, Póstero e Grupo Thema/Pólis.


As inscrições são gratuitas para servidores públicos, universidades, entidades e vereadores e devem ser feitas pelo https://www.sympla.com.br/rcd.


O evento tem o apoio da FAMURS, Tri Hotéis e das Associações de Municípios AMESNE, AMAU, AMVAG, AMPARA, AMUNOR, AMUFRON, AMPLA, AMUPLAM, AZONASUL, AMLINORTE e AMAT. 


Serviço:


4º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes


25 e 26 de abril


Local: Tri Hotel, em Canela – RS


Inscrições gratuitas para servidores públicos,

universidades e entidades: https://www.sympla.com.br/rcd


Informações pelo WhatsApp (41) 3015-6812


                                                                                                                                   

RÁDIO CIDADE DE GRAMADO ONLINE

                       “24H NO AR”

Para escutar acesse o SITE:

ou o APLICATIVO:

9 visualizações0 comentário

Comentários


Os comentários foram desativados.
bottom of page