top of page
appcod.gif
Anuncio02.png

Fórum na Câmara de Vereadores aborda importância da participação cidadã

Evento Política e Cidadania Ativa foi promovido pela Escola do Legislativo de Gramado


A participação cidadã foi colocada em prática na terça-feira, 30 de agosto, na Câmara de Vereadores de Gramado.


O fórum Política e Cidadania Ativa levou, em sua maioria, estudantes para o plenário Júlio Floriano Petersen.


Os alunos assistiram atentamente as palestras promovidas pela Escola do Legislativo na parte da manhã e da noite.


O advogado e professor de Direito, Lucas do Nascimento, falou nos dois momentos.


Destacou a história e importância da participação social para a humanidade e deu exemplos de cidadania ativa, como tirar o título de eleitor, fiscalizar órgãos e entidades, cobrar promessas de campanhas e candidatar-se ou exercer função pública.


“A ideia foi deixar reflexões sobre direitos e deveres", afirmou o palestrante, que também é presidente do Instituto de Estudos em Governança e Gestão na Administração Pública (Ieggap).


Já os servidores da Justiça Eleitoral, Kelly Vanessa Stobbe (FOTO), chefe de cartório da zona eleitoral de Igrejinha, e Edson Borowski, chefe de cartório da zona eleitoral de Caxias do Sul, falaram sobre a importância do voto e de combater a desinformação em relação ao sistema eleitoral.


Também explicaram como funcionava a apuração dos votos em papel e como ocorre atualmente com a urna eletrônica.


Na parte da manhã, Kelly trouxe para o plenário urnas para que os estudantes tivessem a experiência de simular uma votação.


Para a diretora da Escola do Legislativo, Juliana Sehn, é imprescindível envolver os jovens gramadenses nestas discussões.


“É só a gente se apropriando desses espaços que vamos conseguir conduzir e ter a sociedade que almejamos.


Viemos de uma cultura política de distanciamento, de não querer se envolver, mas, assim, deixamos espaço para outras pessoas decidirem pela gente as questões que regem o nosso dia a dia.


Precisamos perceber a importância da participação e é na juventude que se começa a exercer a cidadania de forma ainda mais ativa”, conclui.


Além dos estudantes de Ensino Médio, vereadores jovens e titulares, participaram do fórum representantes do Ieggap, do fórum de Gramado e cartórios eleitorais de Gramado e de Igrejinha.


FOTOS: LETÍCIA DE LIMA/COMUNICAÇÃO CÂMARA DE VEREADORES DE GRAMADO.


_____________________________________ NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO? ACESSE: www.cidadedegramadoonline.com.br CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051 ______________________________________


3 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page