top of page
appcod.gif
Anuncio02.png

Semana da Conscientização do Alzheimer é tema da Tribuna do Povo


Mariela Oppitz Sorgetz (FOTO) ocupou a Tribuna do Povo na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Gramado da segunda-feira, dia 26 de setembro.


Ela abordou o Movimento Viver Sem Saber e a Semana de Conscientização do Alzheimer.


O projeto desta data de conscientização foi

proposto pelo ex-vereador Ike Koetz (Progressistas),

agora secretário municipal de Inovação, em 2021.


A lei instituiu a Semana em sintonia com o Setembro Roxo, que é o mês mundial de conscientização.


O Movimento Viver sem Saber leva o título do livro de autoria de Mariela, que relata na obra sua experiência de amor, dor e humor com a mãe, diagnosticada com a doença.


Mariela destacou a importância do diagnóstico precoce e da prevenção e os resultados das ações que o Movimento tem realizado de forma permanente, abordando o tema na internet e também com ações presenciais.


Segundo Mariela, infelizmente, a doença é a mais comum entre todos os tipos de demência.


“Traz consequências sérias para a saúde física e mental do idoso, muitas pessoas confundem esses sinais corriqueiros como a falta de memória, certa desorientação, repetição permanente de fatos, mudança de comportamento, com sintomas do envelhecimento, o que retarda o diagnóstico, que quando identificado precocemente e tratado, ameniza e retarda cada uma das fases da demência, trazendo mais qualidade de vida ao idoso”, afirma.


Durante essa semana todas as Unidades de Saúde do município estão disponibilizando, entre os dias 26 e 30 de setembro, o teste de cognição para idosos a partir dos 65 anos.


“O teste é uma ferramenta de avaliação utilizada para identificar, ou não, sinais de orientação de espaço, tempo e local, bem como lapsos de memória e de esquecimento”, conclui a autora.


Os vereadores jovens de Gramado também fizeram algumas proposições sobre o assunto, que serão encaminhadas ao Executivo na próxima sessão extraordinária, marcada para a quarta-feira, 28 de setembro.


O prédio da Câmara permanecerá iluminado de roxo durante toda a semana.


Música e encontro de gerações


Após a fala em tribuna, a comunidade presente na sessão conferiu uma apresentação do Coral Infanto Juvenil São Pedro e do Coral do Circolo Trentino di Gramado (FOTO), simbolizando o encontro de gerações em torno do tema Alzheimer.



FOTOS: LETÍCIA DE LIMA/COMUNICAÇÃO CÂMARA DE VEREADORES DE GRAMADO.


_____________________________________


NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO?



MAIS NOTÍCIAS DE TURISMO DA "TERRA DO TCHÊ"?



CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051

______________________________________

0 visualização0 comentário
bottom of page