top of page
appcod.gif
Anuncio02.png

São Francisco de Paula retomou seus eventos com o Festival Gastronômico da Batata


O município de São Francisco de Paula, na Região das Hortênsias, Serra Gaúcha, comemorou a retomada de seus eventos após dois anos de pandemia com a realização da terceira edição do Festival Gastronômico da Batata de 1º a 3 de abril, em estrutura montada ao lado do Campo do Atlético Serrano, no centro da cidade.


Segundo a organização, prestigiaram os três dias de festival, aproximadamente dez mil pessoas e foram contabilizados a utilização de aproximadamente mil quilos da iguaria que foi ingrediente principal dos pratos oferecidos à população e visitantes.


O prefeito Marcos Aguzzolli esteve acompanhando de perto todos os dias do evento e destacou que São Francisco de Paula é o maior produtor de batata do Estado do Rio Grande do Sul e o quinto do Brasil, por isso desde o seu primeiro ano à frente do executivo liderou a realização deste evento que coloca em evidência este alimento basicamente energético; porém, também rico em proteínas e importante fonte de sais minerais.


Na abertura do evento no dia 1º, Marcos, acompanhado do vice-prefeito Thiago Teixeira, e da secretária de Turismo Vanessa Spindler destacaram que a pandemia não acabou, mas estamos em um momento de mais conhecimento, segurança e avanço da vacinação.


“O cenário nos permite investir nessa retomada, mas seguimos com as medidas de segurança e protocolos”, reforçou o prefeito Marcos que a partir de agora já pensa na realização de outro evento tradicional do município, a 24ª edição da Festa do Pinhão, que acontecerá de 9 a 12 de junho, no mesmo local.


As soberanas da Festa do Pinhão: rainha Rariéli Dias Boff, a 1ª princesa Camilly Vitória Velho Cunchertt; a 2ª princesa Rafaela da Luz Sacon, e a pequena embaixatriz Maressa Bendel Barcelos, de 7 anos, estiveram participando durante todo o festival, convidando a comunidade e visitantes a prestigiarem o evento.


A secretária de Turismo, Vanessa Spindler, destacou que o festival foi um sucesso e agradeceu aos oito estabelecimentos da cidade que participaram e acreditaram na realização deste evento.


“Realizamos um festival gastronômico e cultural, onde o visitante e a própria comunidade puderam conferir e aprender um pouco mais sobre o prato oferecido”, frisou.


OFICINAS e CONVERSAS



A professora Kátia Viana de Souza, as acadêmicas Yasmin Trentin, Auna Marines Godinho, e o professor Rodrigo Mylius, do curso superior de Gastronomia da UCS Hortênsias, proferiram uma oficina onde ensinaram aos frequentadores um escondido de batatas com mix de cogumelos.



Outra ensinamento feito pelo professor Rodrigo Mylius, foi uma pizza de batata na frigideira.

O empresário Diego Auler da indústria Deutdchips, instalada em São Francisco de Paula e que produz a sua própria matéria prima, e é a única empresa no Rio Grande do Sul com sistema de fritura de linha contínua e batata específica para processamento.


Acompanhou o bate papo o curador do festival Marcos Livi.

Onilda Terezinha de Souza, conhecida como Tia Nega, 64 anos, ensinou a preparar um prato de batata recheada.


A cozinheira com 32 anos de experiência é de São Francisco de Paula.

O chef Thomaz Cortinaz Silveira e o chef Alex Szigeth também subiram ao palco do festival e ensinaram suas receitas com batata.


O biológo Jeferson Müller Timm é especialista em cogumelos e no festival falou e demonstrou um pouco sobre os fungos que tem a classe dos comestíveis e não comestíveis.


Jeferson, além de um apaixonado pela natureza e fotografia tem o livro “Primavera Fungi - Guia de Fungos do Sul do Brasil”, uma publicação com conteúdo em formato inédito, construído na forma de guia visual e desenvolvido de forma didática, apresentando o tema em 384 páginas, onde são abordadas mais de 170 espécies de fungos em imagens detalhadas, com indicação sobre comestibilidade, locais de ocorrência e época do ano em que podem ser encontrados.


Para alegrar o evento, Herta Klein (FOTO) fez algumas intervenções no festival.


A senhora de origem alemã com os hábitos e costumes da tradição de sua gente, mas que também que vive conectada com as novas tecnologias, percorreu os estandes e conversou com expositores e visitantes, com seu irreverente e animado.


Animando o evento estiveram o Coro Municipal de São Francisco de Paula, Yuri & Banda, Deivid Wlallauer, Flor da Serra e Isac Novascki & Banda.


Os restaurantes participantes foram: Padaria e Confeitaria Big Pão, Garden Recanto da Luz, Restaurante CTG, Café São Bernardo, Gastropub Autêntico, Ederson dos Santos, Restaurante Faulia / Castelli e Doce Café, além de agroindústria familiar de São Francisco de Paula.



O Festival Gastronômico da Batata, em sua terceira edição, foi uma realização da Prefeitura de São Francisco de Paula, patrocínio Sicredi e apoio da Abrasel Hortênsias - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do RS e UCS. A produção é da RedSom Produtora, coprodução, Gazebo Cultural.


FOTOS E TEXTO: RITA SOUZA.


________________________________


NOTÍCIAS SOBRE TURISMO, CULTURA, NEGÓCIOS E SERVIÇOS DO RIO GRANDE DO SUL?



NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO?



CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051

__________________________________

2 visualizações0 comentário
bottom of page