top of page
appcod.gif
Anuncio02.png

Veja quando buscar atendimento médico no Hospital, CAIS ou Unidades de Saúde

FOTO: COMUNICAÇÃO PREFEITURA DE GRAMADO

A Secretaria da Saúde de Gramado vem desenvolvendo ações importantes para cuidar de toda a população.


Com a constante adaptação ao COVID, o espaço físico onde eram atendidos pacientes que apresentavam quadros respiratórios foi tornou-se um lugar para atendimentos de eventos que exigem atenção mais dinâmica e rápida, que não se enquadram como atenção básica nem como atendimento hospitalar.


Criou-se então o Centro de Atendimento Integrado à Saúde (CAIS).


Localizada junto ao Postão, essa unidade atende pacientes que foram referenciados pela UBS e necessitam resolver problemas de saúde em situações agudas. Isso quer dizer, situações de atendimento imediato, como é o caso da influenza, doenças inflamatórias e infecciosas como amigdalites, algumas dores e as condições gerais e inespecíficas, como febre, entre outras.


As condições crônicas devem ser atendidas nas Unidades de Saúde de cada bairro, que são aquelas condições de saúde de curso mais ou menos longo ou permanente que exigem respostas e ações contínuas, proativas e integradas do sistema de atenção à saúde, dos profissionais de saúde e das pessoas usuárias.


São exemplos de situações crônicas de doenças, a diabetes, hipertensão e várias outras doenças que se manifestam ao longo da vida das pessoas.


É importante ressaltar que o posto de saúde é onde o acesso é mais rápido e prático para o usuário, pois além da proximidade com sua residência, é integrado com as pessoas da região, facilitando possíveis encaminhamentos de referência.


No posto de saúde do bairro, há disponibilidade de consultas de ginecologista e obstetra, clínico geral, pediatra, dentistas, psicólogos e os diversos encaminhamentos para exames e especialistas.




1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page