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A Marca Pessoal e a Marca Organizacional

*Por: Abdon Barretto Filho

IMAGEM ILUSTRATIVA


Marca é a representação simbólica de uma organização com ou sem fins lucrativos, que permite identificação imediata, podendo ser figurativa ou nominativa ou mista.


Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone, que é um signo visual que representando outro objeto por ser semelhante a ele, podendo substituir aquilo que representa.


Existem estudos da semiologia e da semiótica sobre o tema, assim como os estudos sobre a gestão da marca de uma organização econômica, tais como seu nome, as imagens ou ideias a ela associada, incluindo slogans, símbolos, logotipos, logomarcas e outros elementos de identidade visual que a representa ou seus bens e/ou serviços.


Na realidade, uma simples palavra pode referir uma marca, assim como simplesmente um nome.


No fenômeno turístico a Marca de um Destino Turístico é de grande importância para aumentar fluxos de visitantes ou afastá-los.


É uma construção que envolvem as Gestões Públicas e Privadas e da comunidade do núcleo receptor.


Além disso, as estratégias e investimentos na promoção da imagem, geralmente com muitos anos de ações planejadas e profissionais.


Convém salientar que a Marca de um Destino Turístico, utiliza os conceitos de Marketing, Relações Públicas e Comunicação Integrada e é completamente diferente da Marca do Governo que dura apenas o período da sua existência.


Infelizmente, existem equívocos com mudanças das marcas de cidades para atender egos e gerar novos negócios para os envolvidos. No entanto, a verdadeira Marca de uma cidade está vinculada à sua geografia, história, cultura, equipamentos e serviços.


A Marca, ao lado da Segurança, Comodidade e Preço são determinantes em todas pesquisas realizadas durante o planejamento de cada viagem turística.


Talvez, seja o maior desafio para aumentar os fluxos de visitantes do Brasil no exterior e de uma cidade dentro do País.


Além disso, as marcas dos hotéis, restaurantes, fornecedores de serviços turísticos também contribuem na formação e consolidação da Marca do Destino Turístico.


Outro destaque é a Marca Pessoal que representa cada um desde do nascimento até a morte.


Na Economia de Mercado, a Marca é fundamental para captar e manter clientes, consumidores, seguidores, admiradores e fãs. Nos relacionamentos pessoais e nos ambientes sociais, a Marca Pessoal é parte integrante na trajetória da vida de cada um.


Existem infinitas possibilidades sobre os relacionamentos pessoais e profissionais que contribuem na formação da Marca Profissional, destacando-se: o comportamento, o profissionalismo, a ética, o respeito ao próximo e às instituições, contribuindo para um mundo melhor para todos.


Na Política, a Marca Pessoal de cada integrante do Partido Político, principalmente dos candidatos, assim como, a Marca Organizacional do próprio partido podem decidir eleições.


Ainda bem que temos os recursos disponíveis da rede mundial de computadores que permitem acompanhar as reputações e marcas pessoais dos nossos representantes políticos.


Convém salientar que as Marcas das empresas e entidades, com seus bens e/ou serviços também podem ser verificadas para decisões de compras ou não, principalmente se estão de acordo com o Código do Consumidor do Brasil.


Será?


Respeitam-se todas as opiniões contrárias.


São reflexões.


Podem ser úteis.


Pensem nisso.


*Abdon Barretto Filho


Economista e Mestre em Comunicação Social


contato@abdonbarrettofilho.com.br


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