top of page
appcod.gif
Anuncio02.png

As Relações Públicas na Promoção do Turismo: Connection Terrois do Brasil

Por: Abdon Barretto Filho (*ABF)

            

  📸 RAFAEL CAVALLI

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs do Connection Terroirs do Brasil



As Relações Públicas (RP) desempenham um papel fundamental na promoção do turismo, especialmente quando se trata de construir imagem, reputação e confiança em destinos turísticos.


A contribuição maior e indispensável das Relações Públicas no turismo pode ser resumida na capacidade de criar e manter uma percepção positiva e atrativa de um destino nas demandas  dos públicos estratégicos: visitantes ( turistas de lazer, participantes de eventos, investidores), imprensa,  operadores turísticos, formadores de opinião, entre outros.


Nas Políticas Públicas e/ou no Marketing do Destino Turístico as contribuições das Relações Publicas fazem as diferenças.


Após a estruturação da Oferta Turística os passos sequenciais são: a Promoção, a Qualificação, apoio à Comercialização e Análise de Resultado.


Os grandes destaques utilizados nos destinos turísticos em todo o mundo devem ser lembrados:


  1. Gestão da Imagem do Destino com a RP trabalhando  para moldar a percepção pública de um local como seguro, atrativo e autêntico. Isto envolve estratégias de comunicação integrada ( jornalismo, propaganda, publicidade) e promoção cultural;


  1. Criação de Relacionamentos com os veículos de comunicação( Media);


  1. Parcerias com jornalistas, bloggers e influenciadores digitais que podem contribuir com  mensagens positivas e experiências reais que atraem novos visitantes;


  1. As Relações Públicas atuam na Gestão de Crises em desastres naturais ou conflitos, essenciais para gerir a comunicação e restaurar a confiança dos turistas e parceiros( stakeholders);5.Promoção da Identidade Local e Cultural;


  2. As Relações Públicas ajudam a promover a autenticidade do destino, destacando tradições, gastronomia, património e eventos únicos que diferenciam a localidade de outros destinos;


  3.   As Relações Públicas trabalham o engajamento com a Comunidade Local, tornando-a parceira ativa na recepção e acolhimento dos visitantes, reforçando o turismo sustentável e responsável no núcleo receptor.


    Portanto, salvo melhor juízo, as Relações Públicas realizam contribuições indispensáveis na promoção do fenômeno turístico e a capacidade estratégica de comunicar valor e confiança de forma consistente, influenciando positivamente a imagem e a percepção pública, facilitando o desenvolvimento sustentável do fenômeno turístico.


  4. Convém salientar que no composto mercadológico do marketing turístico (os famosos revisitados  4 Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção), as Relações Públicas inserem-se sobretudo no elemento “Promoção”, atuando de forma integrada com a publicidade, propaganda e imprensa, para criar uma imagem coesa e atrativa do destino turístico.


    O evento Connection Terrois em Gramado, de 28 a 31 de maio de 2025,é um bom exemplo com sucesso garantido.


    As Relações Públicas garantem coerência, autenticidade e confiança, elementos fundamentais para atrair e fidelizar visitantes no mercado global e competitivo.


    Será?


    Respeitam-se todas as opiniões contrárias.


    São reflexões.


    Podem ser úteis.


    Pensem nisso.

    ________________________


    *ABDON BARRETTO FILHO 


    Economista e Mestre em Comunicação Social 


    E-mail: contato@abdonbarrettofilho.com.br


    Textos e podcasts em:


    www.peloscaminhosdoriogrande.com.br


    www.cidadedegramadoonline.com.br  

     

    www.abdonbarrettofilho.com.br


    ______________________



    Acompanhe o Programa BOM DIA CIDADE, na RÁDIO GRAMADO FM 87,5, apresentado de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h.


    BAIXE O APLICATIVO DA EMISSORA :


    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.livecenter.gramadofm 


    Site: www.gramadofm.com.br  


    Instagram da Emissora: @gramadofm


    Instagram de Voltencir FLECK: @fleck.gramado


    WhatsApp do Programa Bom Dia Cidade: 54. 9. 9156.3531


 
 
 

Comentarios


Ya no es posible comentar esta entrada. Contacta al propietario del sitio para obtener más información.
Quem somos

O Cidade de Gramado Online é um espaço que tem como principal objetivo divulgar o que acontece no município, com assuntos voltados aos interesses da comunidade local e dos seus visitantes, tendo em vista que milhares de turistas passam por aqui todos os anos e, muitas vezes, desconhecem o que ocorre no dia a dia dos gramadenses.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE NÓS

logo-branco.png
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Informações sobre o uso de imagens: AQUI

Desde 2016

Se inscreva em nosso site para receber notícias em primeira mão

Obrigado pelo envio!

Website desenvolvido por:

logo4-appcod-155x35.png
bottom of page