As Relações Públicas na Promoção do Turismo: Connection Terrois do Brasil
- Abdon Barretto Filho
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Por: Abdon Barretto Filho (*ABF)
📸 RAFAEL CAVALLI

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs do Connection Terroirs do Brasil
As Relações Públicas (RP) desempenham um papel fundamental na promoção do turismo, especialmente quando se trata de construir imagem, reputação e confiança em destinos turísticos.
A contribuição maior e indispensável das Relações Públicas no turismo pode ser resumida na capacidade de criar e manter uma percepção positiva e atrativa de um destino nas demandas dos públicos estratégicos: visitantes ( turistas de lazer, participantes de eventos, investidores), imprensa, operadores turísticos, formadores de opinião, entre outros.
Nas Políticas Públicas e/ou no Marketing do Destino Turístico as contribuições das Relações Publicas fazem as diferenças.
Após a estruturação da Oferta Turística os passos sequenciais são: a Promoção, a Qualificação, apoio à Comercialização e Análise de Resultado.
Os grandes destaques utilizados nos destinos turísticos em todo o mundo devem ser lembrados:
Gestão da Imagem do Destino com a RP trabalhando para moldar a percepção pública de um local como seguro, atrativo e autêntico. Isto envolve estratégias de comunicação integrada ( jornalismo, propaganda, publicidade) e promoção cultural;
Criação de Relacionamentos com os veículos de comunicação( Media);
Parcerias com jornalistas, bloggers e influenciadores digitais que podem contribuir com mensagens positivas e experiências reais que atraem novos visitantes;
As Relações Públicas atuam na Gestão de Crises em desastres naturais ou conflitos, essenciais para gerir a comunicação e restaurar a confiança dos turistas e parceiros( stakeholders);5.Promoção da Identidade Local e Cultural;
As Relações Públicas ajudam a promover a autenticidade do destino, destacando tradições, gastronomia, património e eventos únicos que diferenciam a localidade de outros destinos;
As Relações Públicas trabalham o engajamento com a Comunidade Local, tornando-a parceira ativa na recepção e acolhimento dos visitantes, reforçando o turismo sustentável e responsável no núcleo receptor.
Portanto, salvo melhor juízo, as Relações Públicas realizam contribuições indispensáveis na promoção do fenômeno turístico e a capacidade estratégica de comunicar valor e confiança de forma consistente, influenciando positivamente a imagem e a percepção pública, facilitando o desenvolvimento sustentável do fenômeno turístico.
Convém salientar que no composto mercadológico do marketing turístico (os famosos revisitados 4 Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção), as Relações Públicas inserem-se sobretudo no elemento “Promoção”, atuando de forma integrada com a publicidade, propaganda e imprensa, para criar uma imagem coesa e atrativa do destino turístico.
O evento Connection Terrois em Gramado, de 28 a 31 de maio de 2025,é um bom exemplo com sucesso garantido.
As Relações Públicas garantem coerência, autenticidade e confiança, elementos fundamentais para atrair e fidelizar visitantes no mercado global e competitivo.
Será?
Respeitam-se todas as opiniões contrárias.
São reflexões.
Podem ser úteis.
Pensem nisso.
________________________
*ABDON BARRETTO FILHO
Economista e Mestre em Comunicação Social
E-mail: contato@abdonbarrettofilho.com.br
Textos e podcasts em:
www.peloscaminhosdoriogrande.com.br
www.cidadedegramadoonline.com.br
______________________
Acompanhe o Programa BOM DIA CIDADE, na RÁDIO GRAMADO FM 87,5, apresentado de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h.
BAIXE O APLICATIVO DA EMISSORA :
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.livecenter.gramadofm
Site: www.gramadofm.com.br
Instagram da Emissora: @gramadofm
Instagram de Voltencir FLECK: @fleck.gramado
WhatsApp do Programa Bom Dia Cidade: 54. 9. 9156.3531
Comentarios