top of page
appcod.gif
Anuncio02.png

“Assistentes Sociais não podem ser esquecidos na vacinação da Covid-19”, diz o médico Thiago Duarte


O médico e deputado estadual, Dr. Thiago Duarte (FOTO) faz um  alerta para que todos os municípios adotem estratégias que permitam a vacinação dos  profissionais do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
O médico e deputado estadual, Dr. Thiago Duarte (FOTO) faz um alerta para que todos os municípios adotem estratégias que permitam a vacinação dos profissionais do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

O médico e deputado estadual gaúcho, Dr. Thiago Duarte, chama a atenção para que todos os municípios adotem estratégias que permitam a vacinação dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS que, mesmo utilizando equipamentos de proteção individual (EPI), acabam tendo contato com o público mais vulnerável, pessoas que muitas vezes não tem acesso nem mesmo ao álcool gel, mas que necessitam de atendimento e recebem esses profissionais em suas residências, em função de estarem em isolamento domiciliar para casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.


“A priorização de quem deve ser vacinado para Covid acabou virando um debate político, ideológico, como quase tudo envolvendo as ações de combate a pandemia, com direito a investigação do MP por alteração na ordem dos grupos de vacinação contra a Covid-19 feita por prefeitos.


Este debate tem que ser técnico, e não objeto de proselitismo político.


Precisamos priorizar quem está mais exposto e desempenha funções dentro das ações de combate ao Coronavírus; médicos, biomédicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, laboratoristas, equipes de higienização dos hospitais, policiais, agentes funerários, profissionais do IGP, professores, precisam ser priorizados.


Mas não podemos esquecer de um profissional de saúde pública fundamental: os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS (Assistentes Sociais, Psicólogos, Terapeutas ocupacionais, orientadores sociais, e outros).


Os assistentes sociais desempenham um papel importante no contexto de mapeamento das famílias que tem pacientes de Covid, ajudando também estas famílias a enfrentarem as dificuldades sociais e psicossociais envolvidas.


Assim como profissionais da educação, da segurança pública, todos os agentes envolvidos na saúde pública devem ser vacinados prioritariamente, não podemos deixar para trás os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”, enfatiza o Dr. Thiago Duarte.

 

Foto: Matheus Piccini/CMPA/ Divulgação.


7 visualizações0 comentário
bottom of page