top of page
appcod.gif
Anuncio02.png

Cinema, Economia e Turismo


*Por: Abdon Barretto Filho

Palácio dos Festivais, Gramado, Serra Gaúcha. (FOTO: PRESSPHOTO)


Uma das estratégias para promoção e divulgação do Destino Turístico pode ser a utilização do Cinema como meio de comunicação especial, contribuindo no posicionamento frente ao mercado turístico.


Algumas cidades já praticam e apoiam as inciativas que envolvem criações de roteiros e gravações de audiovisuais que possibilitem imagens e informações sobre os aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços das localidades.


São óbvias as seleções prévias e adaptações aos roteiros dos audiovisuais.


A poderosa indústria cinematográfica pode ser uma grande aliada na criação e formação da imagem turística a partir de roteiros e produções capazes de atraírem visitantes.


As adaptações de livros ou roteiros que contemplam determinados locais são reconhecidos como estimuladores de visitas em todo o mundo.


Como sempre, os trabalhos exigem profissionalismo e dedicação a fim de atingir o objetivo.


Com as novas tecnologias e as infinitas possibilidades de produções de audiovisuais, os investidores, produtores, diretores e artistas realizam filmes para as tradicionais salas de cinemas e para transmissões através de canais pagos em escala mundial.


Os destinos turísticos que demonstram interesses pela promoção e divulgação através do audiovisual, implantam a Film Commision que é uma organização econômica sem fins lucrativos, seja municipal, estadual ou federal, que incentiva, facilita e apoia a produção audiovisual - cinematográfica, televisiva e publicitária- em locais públicos.


A criação de uma Film Commission está vinculada à implantação de políticas para o desenvolvimento do turismo local e regional, favorecendo o acolhimento de produções nacionais e internacionais, além de gerar empregos para artistas, técnicos e prestadores de serviços.


Em primeira instância, deve estar vinculada ao Prefeito da Cidade que deve reconhecer sua importância, como política pública municipal, superando o período do seu mandato.


Na realidade, a Film Commision é a responsável para centralizar e gerenciar a produção audiovisual na cidade, facilitando as gravações em espaços públicos, com suportes aos produtores, desde da seleção do local, passando pelo apoio logístico e buscando parcerias.


Como resultados, observa-se os efeitos nos aumentos dos fluxos de visitantes aos locais onde foram gravadas as cenas, em áreas urbanas ou rurais.



O tema será abordado no Festuris Connection que vai oferecer de 11 a 13 de maio, em Gramado, um evento híbrido (presencial e virtual) com debates sobre o Cinema, Economia e Turismo.




Será uma homenagem aos 50 anos do Festival de Cinema de Gramado, com o tema "Da Ficção à Realidade: O Futuro das Viagens".


É importante destacar que existem metodologias e experiências mundiais com profissionais que realizam as combinações entre o marketing do destino (City Marketing), infraestrutura do local, o interesse da comunidade e dos seus líderes dos setores públicos e privados para entenderem os importantes movimentos das gravações.


Infelizmente, as mudanças políticas, destroem algumas conquistas de governos anteriores, também no Cinema.


Será?


Respeitam-se todas as opiniões contrárias.


São reflexões.


Podem ser úteis.


Pensem nisso.


*Abdon Barretto Filho

Economista e Mestre em Comunicação Social contato@abdonbarrettofilho.com.br


Textos e podcasts em:




_________________________________


NOTÍCIAS SOBRE TURISMO, CULTURA, NEGÓCIOS E SERVIÇOS


DO RIO GRANDE DO SUL?



NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO?



CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051

_________________________________

86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page