top of page
appcod.gif
Anuncio02.png

City Marketing e a parada da viagem na cidade (Stopover)

Foto do escritor: Abdon Barretto FilhoAbdon Barretto Filho

*POR: ABDON BARRETTO FILHO


                                                                                                             📸 IMAGEM ILUSTRATIVA | FRAPORT | DIVULGAÇÃO


Entre muitos desafios para o planejamento, organização, direção e controle do Marketing de uma cidade, o principal é conseguir atrair o interesse do visitante.


São muitas opções de ofertas turísticas e a demanda turística é uma variável incontrolável.


 Engana-se quem acredita que a oferta estruturada é capaz de atrair visitantes.


São indispensáveis ações nos mercados emissores e com seus agentes econômicos, incluindo os parceiros e intermediários.


A participação da rede mundial dos computadores, com plataformas e redes sociais, tem aumentando a promoção e a distribuição da imagem turística e seus atrativos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços.


Entretanto, os exemplos mundiais demonstram que as vendas e as parcerias com os transportadores, meios de hospedagem, organizadores e promotores de eventos, espaços temáticos, entre outros integrantes do sistema produtivo do turismo podem fazer grandes diferenças.


Convém destacar que a cidade pode ser boa para habitar e também pode ser boa para visitar.


Porém, sem investimentos nas políticas e estratégias comunicacionais, incluindo a comunicação mercadológica e a promoção de venda do destino, os fluxos de visitantes são insatisfatórios.


Nos destinos turísticos, as ferramentas do City Marketing existem há muitos anos.


No Brasil, infelizmente, são poucas iniciativas e sem continuidades.


Ignoram as forças do mercado e esperam que o visitante, espontaneamente, vá ou venha visitar a cidade.


Faltam marketing e vendas, indispensáveis na economia de mercado.


Não aplicam comunicação mercadológica e não realizam ações nos mercados emissores como eventos promocionais (palestras, conferências para formadores de opinião, reuniões de negócios), anúncios, reportagens, entre outras ações capazes de influenciarem as decisões de destinos, hospedagens, passeios e atividades.


Nos meus livros, palestras, assessorias, projetos e diagnósticos são constantes os equívocos de alguns gestores.


Encontrei profissionais sem conhecimentos técnicos sobre o fenômeno turístico ocupando cargos na gestão pública e nada contribuem para as políticas públicas.


Nas empresas, os incompetentes são eliminados pelas forças do mercado.


Além das deficiências, esquecem das possibilidades de vendas para excursionistas (menos de 24 horas) no destino turístico e/ou parcerias com as companhias aéreas para as possibilidades das implantações das paradas entre cidades denominada de “Stopover” que é uma prática de viagem que consiste em fazer uma parada em uma cidade intermediária durante um voo de longa distância.


Não há Stopover em Porto Alegre.


Promover o destino turístico, captar e organizar eventos, buscar parcerias estratégicas para vender os atrativos, a comercialização (oficial e privada), entre outras ações são atividades profissionais.


As metodologias e experiências estão disponíveis e os profissionais experientes, também.


Por que não aplicam?


Quais os responsáveis pelas omissões?


São os neófitos inexperientes ou as vontades políticas?


Será que existem culpados?


Respeitam-se todas as opiniões contrárias.


São reflexões.


Podem ser úteis.


Pensem nisso.


________________________


📸 *ABF | ARQUIVO PESSOAL

*ABDON BARRETTO FILHO (FOTO)


Economista e Mestre em Comunicação Social 



Textos e podcasts em:




                                           

______________________


-> ANUNCIE NO PORTAL E NO PROGRAMA *PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE, ONDE O TURISMO DA "TERRA DO TCHÊ" ACONTECE:


-> ENTRE EM CONTATO PELO WHATSAPP: 51. 9. 9361. 2924.


*PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE - HÁ 7 ANOS NO AR -  "O único Programa de Turismo do Rádio Gaúcho".Turismo, Cultura, Negócios e Serviços: "o que acontece de melhor na “Terra do Tchê" a gente conta pra ti.


APRESENTAÇÃO: Radialista e jornalista Voltencir FLECK e o economista e Mestre em Comunicação Social ABDON Barretto Filho.


Programa independente/inédito é apresentado pela Gramado FM 87,5 todos os sábados – 11h e encaminhado - em podcast, para emissoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e do Distrito Federal que apresentam no decorrer da semana seguinte, em horários diferenciados.

___________________________________________________


*RÁDIO CIDADE DE GRAMADO ONLINE 


Para escutar observe o link na parte superior dos Portais *CIDADE DE GRAMADO ONLINE ou PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE, acesse os PORTAIS:




Notícias de Gramado, na Serra Gaúcha? Acesse www.cidadedegramadoonline.com

 
 
 

Comments


Commenting has been turned off.
Quem somos

O Cidade de Gramado Online é um espaço que tem como principal objetivo divulgar o que acontece no município, com assuntos voltados aos interesses da comunidade local e dos seus visitantes, tendo em vista que milhares de turistas passam por aqui todos os anos e, muitas vezes, desconhecem o que ocorre no dia a dia dos gramadenses.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE NÓS

logo-branco.png
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Informações sobre o uso de imagens: AQUI

Desde 2016

Se inscreva em nosso site para receber notícias em primeira mão

Obrigado pelo envio!

Website desenvolvido por:

logo4-appcod-155x35.png
bottom of page