Por: Abdon Barretto Filho | *ABF
O “Dia do Hoteleiro” é comemorado em 9 de novembro desde 1936, quando foi criado durante o I Congresso Nacional de Hotelaria, realizado no Rio de Janeiro.
A iniciativa tinha como objetivo defender os direitos dos hoteleiros e nessa mesma data foi fundada a ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.
Logo, ABIH pode ser considerada como a mais antiga entidade empresarial do sistema de hotelaria e turismo do Brasil.
Atualmente, devido à uma série de iniciativas dos empreendedores, empresários e políticos, foram criadas comemorações nos mais diversos Municípios em todo o território nacional, do “Dia do Hoteleiro e do Restauranteiro”.
São iniciativas que valorizam os profissionais dos hotéis, resorts, albergues, entre outros meios de hospedagens, assim como, os responsáveis legais e operacionais dos restaurantes.
Além disso, as entidades representativas das categorias também comemoram em parcerias com as Escolas de Gastronomia, Hotelaria e Turismo, através dos seus dirigentes, professores e acadêmicos.
Com os grandes avanços tecnológicos, globalização da economia, desregulamentações dos mercados, a hotelaria está se adaptando.
No Brasil, o mercado é competitivo e envolvem os hotéis independentes, redes de hotéis nacionais e redes de hotéis internacionais.
Convém salientar que os profissionais de hotelaria podem ocupar cargos e funções em três principais setores indispensáveis da estrutura organizacional para realizar operações rotineiras: gerência, governança e recepção.
O Gerente pode ser o responsável geral; corporativo; eventos; comercial; administrativo e marketing.
No organograma de cada hotel pode ter chefias; supervisores, coordenadores, executivos (encarregado); assistentes: recepcionistas, garçons, equipes de A&B (alimentos e bebidas), incluindo cozinheiros,encarregados dos eventos, entre outros cargos e funções auxiliares: telefonista, camareiras, serviços gerais, jardineiros, manutenção.
A tecnologia é intensiva de mão de obra gerando primeiros empregos e profissionais altamente qualificados.
Os acionistas, diretores e operadores contratados reconhecem que os modelos operacionais devem apresentar bons resultados para que possam continuar atuando nos mercado, com base nos estudos e nas estratégias de posicionamentos, de custos ou de singularidades.
Na realidade, as reduções de custos e novos perfis de consumidores, destacam que o atendimento humano é o grande diferencial em cada hotel e restaurante.
O mesmo acontece com os trabalhos em agências de turismo, operadoras, companhias aéreas, parques, transportes, eventos.
São destaques nos profissionais que trabalham nos meios de hospedagens e nos restaurantes a vontade de servir, com bom humor, e, em alguns setores, os domínios de outras línguas para atendimentos de consumidores estrangeiros.
As comemorações destacam e valorizam os profissionais que fazem as opções por importantes serviços do bem receber e da alimentação fora do lar.
Em algumas Cidades, os serviços disponíveis dos hoteleiros e restauranteiros podem criar diferenças inesquecíveis.
Durante o Festuris 2024, em Gramado, os hoteleiros podem realizar comemorações destacando que os serviços podem ser transformados em indicações para outros consumidores ou não, dependendo dos profissionais envolvidos.
Será?
Respeitam-se todas as opiniões contrárias.
São reflexões.
Podem ser úteis.
Pensem nisso.
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📸 *ABF | ARQUIVO PESSOAL
*ABDON BARRETTO FILHO (FOTO)
Economista e Mestre em Comunicação Social
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