top of page
appcod.gif
Anuncio02.png

Comunicação e comercialização geracionais

Atualizado: 25 de mai.

Por: Abdon Barretto Filho (*ABF)

            

 📸 *ABF | ARQUIVO PESSOAL

ree

Em minha recente participação em curso Formação Profissional em Turismo e Marketing, na Espanha, houve o grande interesse sobre as influências diretas dos avanços tecnológicos nas gerações humanas.


Atualmente, estão comprando e vendendo no competitivo mercado de bens e/ou serviços, integrantes com idades entre 9 a 90 anos, como nunca aconteceu nos séculos passados.


A comunicação é fundamental para estimular a demanda e os desafios estão sendo maiores para os produtores dos mais diferentes tipos de ofertas, inclusive nos setores de eventos, da gastronomia, da hotelaria, da hospitalidade e do turismo.


Na economia, reconhecemos que os seres humanos possuem necessidades ilimitadas, quanto mais possuem, mais querem, assim como reconhecemos que os recursos produtivos são limitados.


É a eterna Lei da Oferta e da Procura que determina os sucessos e os fracassos.


Na história do pensamento econômico acompanhamos as decisões políticas e econômicas equivocadas.


Sabemos que as trocas comerciais são melhores do que as guerras, incluindo as guerras econômicas visíveis e invisíveis.


Nos casos dos impactos das gerações humanas nas trocas comerciais nas empresas, observamos a necessidade imperiosa de entender para atender as preferências reveladas dos consumidores, principalmente no "momento da verdade" de cada um quando decide pela compra ou não de determinado bem e/ou serviço.


Para algumas gerações, o contato humano não é relevante.


Para outras gerações, o contato humano agrega valor e o relacionamento "ganha-ganha" é destacado.


Entretanto, o planejamento estratégico e a gestão não podem ignorar que existem vários tipos de consumidores com faixas etárias diferentes que esperam atendimentos diferentes e adequados.


Logo, adequação do atendimento pode ser o grande diferencial reconhecendo o poder da geração mais experiente, sem esquecer da adequação tecnológica disponível, que pode aproximar pessoas ou afastá-las pelos desconhecimentos das suas aplicações.


As gerações diferentes estão convivendo por necessidades e a harmonia é conquistada pelo respeito mútuo a partir da atmosfera da empresa ou da entidade.


Existem vários exemplos de investimentos em publicidade, propaganda, relações públicas e/ou mídia digital iguais para todas as gerações desperdiçando recursos financeiros devido à miopia mercadológica.


Não enxergam modelos comunicacionais geracionais adequados.


Ignoram as análises dos dados sobre as gerações humanas, incluindo níveis culturais, comportamentais, econômicos e financeiros.


Esquecem que para comercializar é indispensável identificar quem compra, quem utiliza e quem paga.


Os conflitos geracionais estão presentes nos serviços mais diversos quando uma pessoa mais experiente e educada é atendida por jovem despreparado e impaciente que prefere olhar no celular ao invés de manter contatos visuais com o sênior que pode e quer adquirir o bem e/ou serviço ofertado.


A Inteligência Artificial na comunicação e na comercialização podem resolver os problemas?


Será?


Respeitam-se todas as opiniões contrárias.


São reflexões.


Podem ser úteis.


Pensem nisso.


________________________


*ABDON BARRETTO FILHO (FOTO)


Economista e Mestre em Comunicação Social 



Textos e podcasts em:



 


______________________


ree

Acompanhe o Programa BOM DIA CIDADE, na RÁDIO GRAMADO FM 87,5, apresentado de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h.


BAIXE O APLICATIVO DA EMISSORA :




Instagram da Emissora: @gramadofm


Instagram de Voltencir FLECK: @fleck.gramado


WhatsApp do Programa Bom Dia Cidade: 54. 9. 9156.3531

 
 
 

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
Quem somos

O Cidade de Gramado Online é um espaço que tem como principal objetivo divulgar o que acontece no município, com assuntos voltados aos interesses da comunidade local e dos seus visitantes, tendo em vista que milhares de turistas passam por aqui todos os anos e, muitas vezes, desconhecem o que ocorre no dia a dia dos gramadenses.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE NÓS

logo-branco.png
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Informações sobre o uso de imagens: AQUI

Desde 2016

Se inscreva em nosso site para receber notícias em primeira mão

Obrigado pelo envio!

Website desenvolvido por:

logo4-appcod-155x35.png
bottom of page