top of page
appcod.gif
Anuncio02.png

Dificuldades no Mercado Turístico Nacional

*Por: Abdon Barretto Filho IMAGEM ILUSTRATIVA

O Brasil é um país continental que possui aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços capazes de atraírem visitantes.


Existem infinitas possibilidades para as viagens de negócios e/ou lazer dentro do nosso país.


Nos últimos anos, foram investidos milhões na estruturação da oferta turística e na qualificação de recursos humanos, principalmente investimentos do Governo Federal.


Muitos trabalhos foram interrompidos por visões políticas diferentes e muitos trabalhos continuaram com as importantes participações do setor privado.


Entretanto, dois grandes problemas impedem os aumentos dos fluxos de visitantes, a destacar: o conhecimento sobre os bens e/ou serviços turísticos disponíveis que garantem o bem receber e os preços das passagens aéreas.


Em nosso Brasil, viajar de avião está sendo proibitivo para a maior parte da população brasileira.


Algumas ações estão reduzindo os impostos sobre o querosene e viabilizando rotas regionais.


Existe uma demanda reprimida interessada em viajar pelo Brasil trocando a opção da viagem ao exterior.


As empresas aéreas trabalham com tarifas flutuantes e fazem a gestão lucrativa e, mesmo assim, estão com dificuldades para equilibrarem suas contas contábeis.


É óbvio que existem problemas com a flutuação do dólar; aluguéis de aviões e o poder aquisitivo da população.


Porém, o diagnóstico do setor precisa ser ampliado e encontrar alternativas para incentivar as viagens aéreas no Brasil.


Imagino que passa pela legislação em vigor e prováveis parcerias com os fabricantes de aviões, principalmente com a Embraer, para facilitar aquisições de aviões menores fabricados no Brasil.


A história registra as companhias aéreas que deixaram de existir no Brasil e a falta de interesse de outras, mesmo com um mercado potencial.


Pode ser um tema para diagnósticos e prognósticos durante as campanhas políticas em 2022.


O outro grande problema, é a utilização da Comunicação Integrada para informar sobre os destinos turísticos nacionais, atualmente com reduzidos investimentos e enfatizando o segmento de sol e praia.


Na realidade, o Marketing dos Destinos Turísticos precisa ser ampliado com mais opções de veículos de comunicação e ações no mercado como os eventos, atividades de relações públicas, assessoria de imprensa, jornadas profissionais, entre outras.


Convém salientar que os avanços tecnológicos permitem grandes possibilidades para promoção e apoio à comercialização em parcerias com os transportadores, meios de hospedagem, agências de viagens e turismo, restaurantes, entre outros.


Destaca-se que o contato humano e o foco em cada mercado emissor são fundamentais.


Anualmente, as principais capitais brasileiras recebem Caravanas de profissionais de outros países que realizam encontros profissionais, apresentam suas inovações e suas ofertas turísticas, incluindo arte, cultura, gastronomia e robusto calendário de eventos.


Será que o nosso Brasil poderia ter ações similares dentro e fora do País?


Com os indispensáveis apoios das companhias aéreas?


Os eventos presenciais fazem as grandes diferenças e precisam ser promovidos em parcerias públicas e privadas em todo o país.


O Turismo Receptivo agradece.


Será?


Respeitam-se todas as opiniões contrárias.


São reflexões.


Podem ser úteis.


Pensem nisso. ____________________________________


*Abdon Barretto Filho


Economista e Mestre em Comunicação Social



Textos e podcasts em:





____________________________________


NOTÍCIAS SOBRE TURISMO, CULTURA, NEGÓCIOS E SERVIÇOS DO RIO GRANDE DO SUL?



NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO?



CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051

__________________________________




42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page