top of page
appcod.gif
Anuncio02.png

Em alto estilo, Orquestra A do Festival encerra o X Gramado in Concert

Evento de 2025 será realizado de 07 a 15 de fevereiro

FOTO: RAFAEL CAVALLI


O encerramento do X Gramado in Concert, que ocorreu no sábado, 03 de fevereiro, foi coroado pelo brilhantismo da Orquestra A do Festival.


Sob regência do maestro Cláudio Cruz, os mais de 90 alunos que formaram a orquestra mostraram o resultado de uma semana intensa de ensaios e emocionaram o público que lotou o Pavilhão 3 do Expogramado.


Com grande qualidade musical, o concerto começou com a estreia da obra “Vozes da Amazônia”, vencedora do VII Concurso de Composição Erudita do Festival.


Após a execução, o compositor Fernando da Silva Brito, de São Paulo, recebeu o Troféu Cosmos.


Depois, o solista Cristiano Alves interpretou a obra “Fantasia Concertante”, de Leonardo Bruno. Para finalizar a noite com chave de ouro, foi apresentada a “Sinfonia Fantástica, Opus 14”, de Hector Berlioz.


HOMENAGENS


Além do talento musical dos alunos, o evento de encerramento do festival foi marcado por homenagens.


O diretor artístico Allan John Lino recebeu da Associação Gramadense de Letras e Artes (AGLA) o prêmio “Aplauso”, que é outorgado a uma pessoa de destaque em benefício da cultura musical de Gramado.


Os grupos de câmara Acauã, da Bahia, Zahir, de São Paulo, e Aukan, do Chile, receberam uma placa de agradecimento da organização do evento.


Também foi homenageado o colaborador Fabiano Vicini, que trabalhou nas nove primeiras edições do festival e sofreu um acidente doméstico no último ano.


DISCURSOS


Em seu discurso, o diretor Leandro Libardi Serafim relembrou a história de 10 anos do festival, desde a criação até a consolidação do evento.


O maestro também enalteceu o trabalho dos profissionais que ajudaram a realizar o festival ao longo dos anos.


Já a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, anunciou a data do 11° Gramado in Concert, que está programado para ocorrer de 7 a 15 de fevereiro de 2025.


Para Rosa Helena, a décima edição superou todas as expectativas.


“Música é alimento para a alma. O público não consome música erudita por que não existe oferta e o Gramado in Concert democratiza o acesso”, afirma.


O vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, destaca o potencial de crescimento do evento. “Tem potencial para ser um dos maiores eventos de Gramado e, na área de música, ser um dos maiores do Brasil”, conclui.

 

BANDA DO FESTIVAL FEZ CONCERTO INTENSO E VIBRANTE

 

Outra mostra do talento dos alunos foi o concerto com a Banda Sinfônica do Festival, que ocorreu na noite da sexta-feira, 02 de fevereiro,

no Pavilhão 3 do Expo.


Vibrante, a apresentação reuniu mais de 70 estudantes.


Sob regência do maestro Leandro Serafim, um repertório repleto de obras intensas garantiu momentos de emoção para o público.


Em tom bem-humorado, o concerto contou com a participação do maestro Cosminho, personagem que divulga o evento nos concertos itinerantes em hotéis e recebe o público no Expogramado.


Acompanhado pelo Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará, Cosminho “invadiu” o palco, requisitando o direito de reger a banda.


O maestro Leandro Serafim deu a oportunidade ao egocêntrico personagem, mas o resultado foi catastrófico e levou o público às gargalhadas.


Para finalizar, a banda tocou o tradicional “Parabéns pra Você” pelos 10 anos do festival.

 

Orquestra de Minas emociona em lar de idosas

 

Em nove dias de programação, Gramado respirou música clássica.


Os grandes concertos do X Gramado in Concert foram realizados no Expogramado, mas a programação invadiu hotéis, pontos turísticos e outros locais.


Um dos momentos de grande emoção foi a apresentação da Orquestra Amare, de Matozinhos, Minas Gerais, no Lar de Idosas Maria de Nazaré, que ocorreu na manhã de sábado, dia 03.


O grupo mineiro, que integra os projetos socioculturais da Fundação Dirce Figueiredo, tocou com o coração.


Ao todo, em 2024, o festival promoveu 10 concertos de orquestras, bandas e corais, 14 concertos de grupos de câmara, 10 concertos itinerantes em hotéis, pontos turísticos, hospital e lar de idosas e sete intervalos musicais, além de 10 ações formativas para o público e de recitais com alunos e professores.


Toda a programação foi inteiramente gratuita ao público.


O X Gramado In Concert - Festival Internacional de Música é uma promoção da Prefeitura de Gramado e tem realização da Gramadotur, com direção artística de Leandro Libardi Serafim e Allan John Lino.


Patrocinador Master: Sulgás.


Patrocinador: Vitivinícola Jolimont.


Hospedagem Oficial: Laghetto.


Apoio: Hasam e RBT Internet.


Evento associado: Eurochestries.


Agente Cultural: Bis Gestão Cultural.


Media partner: Grupo RBS.


Apoio institucional: Orquestra Sinfônica de Gramado.


Financiamento: Pró Cultura e Governo do Estado Juntos.

                                                      

RÁDIO CIDADE DE GRAMADO ONLINE

                       “24H NO AR”

Para escutar acesse o SITE:

ou o APLICATIVO:

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page