top of page
appcod.gif
Anuncio02.png

Eventos inovadores ampliam fluxos de visitantes

*POR: ABDON BARRETTO FILHO

FOTO: GIULIAN SERAFIM | PREFEITURA DE PORTO ALEGRE

O South Summit Brazil 2023 será realizado nos dias 29, 30 e 31 de março em Porto Alegre, no Cais Mauá, mesmo local que recebeu a primeira edição em 2022 (FOTO)


O fenômeno turístico é uma fonte inesgotável de uma série de oportunidade


Seja na estruturação da oferta turística; na delimitação do bem e/ou serviço a ser oferecido; na qualificação para atender a demanda; no apoio ou realização da promoção; no apoio ou na comercialização e na avaliação constante.


Na realidade, não existem barreiras para as entradas nos competitivos mercados do Turismo nacional e internacional.


Seguindo a sequência lógica do planejamento, organização, gestão e controle, qualquer iniciativa pode ter sucesso, desde que atenda a demanda.


As ameaças são identificadas quando o “ deveria ser “ cria ilusões para muitos empreendedores ou apaixonados pelo Turismo.


Vivemos em uma Economia de Mercado onde as realidades dos fatos destroem as boas ou más intenções.


Considerando-se a estruturação da oferta turística, observa-se que os investimentos são fundamentais para delimitar aquilo que será oferecido, principalmente nos acessos aos núcleos receptores e nos serviços locais receptivos, entre outros.


No caso dos eventos, as possibilidades podem ser ampliadas com criatividade e usabilidade, gerando inovações capazes de atraírem visitantes.


Naturalmente, uma boa ideia, devidamente desenvolvida profissionalmente pode trazer bons benefícios para seu criador e ao grupo integrante.


Observa-se que muitos Municípios utilizam seus eventos para promoverem seus aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços, através de comemorações diversas.


Existem eventos vinculadas às estações do ano e às produções locais, com a agricultura, pecuária, incluindo máquinas e equipamentos vinculados.


Existem eventos religiosos, artísticos, incluindo apresentações musicais, teatrais e danças, sem esquecer os eventos profissionais diversos, grandes destaques no Turismo Urbano.


Convém destacar que um Calendário Anual de Eventos pode contribuir na promoção do Destino Turístico, gerando fluxos específicos e ampliando as possibilidades para o “antes” e o “depois” das suas realizações, em áreas urbanas ou rurais.


Portanto, no caso que o Município pretenda ingressar no mercado turístico, uma boa alternativa é elaborar, qualificar e promover seus eventos locais atraindo visitantes, completando os aspectos positivos identificados, principalmente no bem receber da sua comunidade.


Além disso, os eventos inovadores criam demandas e aumentam fluxos de visitantes nas quatro estações do ano.


Pode-se concluir que o Turismo, os Eventos e a Inovação, com transversalidade e profissionalismo, estão juntos na criação, aperfeiçoamento, adequação, captação, parceria e produção conjunta criando novas oportunidades.


A inovação gera notícias e mídia espontânea, atraindo interessados no evento e no núcleo receptor, aumentando os fluxos de visitantes.


É assim no mundo todo.


Será?


Respeitam-se todas as opiniões contrárias.


São reflexões.


Podem ser úteis.


Pensem nisso.


_________________________________


*Abdon Barretto Filho (FOTO)


Economista e Mestre em Comunicação Social



Textos e podcasts em:






-> Leia todas as notícias e artigos da "Terra do Tchê", acesse:



PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE: Para anunciar e sugestões de pauta, o contato deve ser pelo WhatsApp 51. 9. 9855. 0051.


* NO AR : RÁDIO ON-LINE "PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE"


-> ACESSE: www.peloscaminhosdoriogrande.com.br (RÁDIO WEB)


-> “APRECIE SEM MODERAÇÃO” AS BOAS NOTÍCIAS E OS GRANDES SUCESSOS QUE MARCARAM ÉPOCA, UM TRABALHO FEITO ESPECIALMENTE PARA VOCÊ QUE NOS GARANTE UMA "AUDIÊNCIA ALTAMENTE QUALIFICADA".


____________________________________


NOTÍCIAS DA "TERRA DO TCHÊ"?



NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO?



CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051

_____________________________________


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page