.Por: Abdon Barretto Filho | *ABF
📸 *ABF | ARQUIVO PESSOAL
No Brasil, o inverno começa em 21 de junho e termina no dia 23 de setembro.
Na maior parte do país, o inverno não é rigoroso em decorrência da sua localização em relação à linha do Equador.
Durante o inverno, milhares de cidades comemoram os eventos presenciais, principalmente os festejos juninos no Nordeste.
São realizados investimentos públicos e privados que estruturam as ofertas turísticas e atraem visitantes interessados nas músicas, nas danças, nos alimentos e bebidas, sem esquecer nos consumos dos bens e/ou serviços locais.
Para alguns Municípios, a movimentação social e econômica de uma série de bailes de “ São João” na Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão ( Festa do Bumba Meu Boi, em São Luís), entre outros Estados do Norte e Centro-Oeste, superando a série dos desfiles do Carnaval do Brasil,
maior festa popular do mundo, realizada no Verão.
Os Estados do Sudeste e do Sul realizam outros festejos no Inverno, influenciados pelas baixas temperaturas e as presenças marcantes das imigrações com suas culturas e decisões das comunidades locais, destacando-se uma série de Festivais Folclóricos , Shows Artísticos e Culturais.
No Rio de Janeiro, são realizadas Festas Juninas , também conhecidas como “arraiás” com fogueiras e danças folclóricas.
Minas Gerais, destaca-se a 92ª edição da Feira de São João Batista, que ocorre em Ingaí, no sul do Estado, de 1º. a 30 de junho.
Espírito Santo, registra a 96ª Festa de São Pedro, entre 28 a 30 de junho.
Em São Paulo ,acontece a 54ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão, um dos maiores dedicado à música clássica da América Latina, entre 29 de junho a 28 de julho.
No Paraná, Curitiba é a sede do 62º Festival Folclórico, entre 30 de junho a 11 de julho.
Em Santa Catarina, destaca-se o Festival de Dança de Joinville, que acontece de 15 a 27 de julho.
No Rio Grande do Sul , a 15ª Semana Farroupilha, em Porto Alegre, entre 20 a 29 de setembro, celebração tradicionalista que homenageia a cultura gaúcha e a Revolução Farroupilha, com desfiles, apresentações de danças típicas com o tradicional “chimarrão” e a “churrascada”, além de competições de laço e rodeios crioulos.
Entre 17 de julho e 4 de agosto, a cidade de Pelotas realiza a 30ª. Fenadoce-Feira Nacional do Doce.
Com as enchentes, muitos eventos estão sendo reposicionados.
Nos eventos profissionais durante o inverno, destacam-se Connection Terrois do Brasil, em Gramado, entre 28 a 31 de agosto e a Expoagas 41ª Convenção Gaúcha de Supermercados em Porto Alegre, entre 20 e 22 de agosto.
Em Florianópolis, é realizado o Encatho & Exprotel, encontro da hotelaria e do turismo, entre 23 a 25 de julho.
Convém salientar, que também são realizados eventos desportivos, utilizando-se da infraestrutura disponível, assim como manifestações artística e culturais.
Na realidade, os eventos presenciais no inverno, apresentam as atrações sazonais que atraem os fluxos de visitantes, valorizando as produções locais de alimentos e bebidas e a oportunidade de realizar encontros pessoais e familiares.
Será?
Respeitam-se todas as opiniões contrárias.
São reflexões.
Podem ser úteis.
Pensem nisso.
____________________
*ABDON BARRETTO FILHO (FOTO)
Economista e Mestre em Comunicação Social
Textos e podcasts em:
_____________________
RÁDIO CIDADE DE GRAMADO ONLINE
“24H NO AR”
Para escutar acesse o SITE:
ou o APLICATIVO:
Comments