POR: *ABDON BARRETTO FILHO (ABF)
FOTOS FITUR 2024: *ABF | ARQUIVO PESSOAL
A Fitur – Feira Internacional de Turismo, realizada em Madrid Espanha, entre 24 a 28 de janeiro de 2024, completou 44 anos, sendo a primeira feira do mercado turístico mundial e líder no mercado ibero-americano.
Os números apresentados demonstram a retomada do Turismo pós pandemia, refletindo seu crescimento global e confirmando a importância civilizatória e econômica do fenômeno turístico.
Existem outras importantes Feiras de Turismo na Europa, Américas e Ásia.
Entretanto, o destaque é a Fitur Madrid 2024 com os seguintes números de participantes: 9.000 empresas, 152 países, 806 expositores regulares distribuídos ao longo de 9 pavilhões do IFEMA – Instituto Ferial de Madrid com suas ofertas de Destinos, equipamentos e serviços turísticos.
Na abertura, estiveram presentes o Rei da Espanha e altas autoridades espanholas, assim como autoridades representativas dos países participantes.
Na Espanha e em outros países que valorizam e investem no desenvolvimento e promoção do Turismo, observa-se a continuidade das Políticas Públicas e segurança jurídica para os investidores privados.
Em 2023,segundo números oficiais apresentados, a Espanha recebeu o maior número de visitantes da história: 84 milhões de turistas, bem como recorde de receitas, de 108 bilhões de euros, e um incremento de gasto turístico de mais de 17%.
Também foi registrado o recorde de empregos no setor turístico, com mais de 2,5 milhões, o maior número de empregos da história, e de mais qualidade.
Em 2024, durante 5 dias, a Fitur acolheu os profissionais de Turismo de todo o mundo e os interessados em conhecerem as últimas tendências do setor.
No final de semana, com a abertura ao público em geral, milhares de europeus foram conhecer os destinos turísticos ofertados.
O Brasil esteve presente com estande no Pavilhão das Américas.
Foi lançado o Metaverso de Turismo do Brasil e a proposta da Promoção internacional conjunta dos países da América do Sul.
Outro destaque, foi a apresentação para operadores e imprensa especializada do Caminho dos Jesuítas,
reunindo rotas e roteiros integrados na Argentina,
Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Uma nova fase para a internacionalização do Turismo do Rio Grande do Sul, com a Rota Missões e as ruínas de São Miguel das Missões, Patrimônio da Humanidade.
Convém salientar que os registrados no evento participaram das habituais secções especializadas com dezenas de palestras e trocas profissionais, nos seguintes temas (participei de algumas palestras que envolviam o City Marketing): Fitur Techy; Fitur Know How & Export; Fitur LGBT+; Fitur Talent; Fitur Língua; Fitur Woman; Fitur Screen: Fitur MICE; Fitur Cruises e Fitur Sports permitindo atualizações profissionais.
Houve recorde histórico com mais de 222.000 assistentes (quase o dobro de 2022); 136 profissionais palestrantes do setor (68%) e 86.000 visitantes estimados após encerramento das duas jornadas abertas ao público.
No Brasil, o evento que mais se aproxima da Fitur Madrid é o Festuris Gramado que completa 35 anos em 2024.
Outros eventos turísticos que são realizados em nosso país nem sempre são compreendidas e valorizadas.
Será?
Respeitam-se todas as opiniões contrárias.
São reflexões.
Podem ser úteis.
Pensem nisso.
________________________
*ABDON BARRETTO FILHO
Economista e Mestre em Comunicação Social
Textos e podcasts em:
_________________________
RÁDIO CIDADE DE GRAMADO ONLINE
“24H NO AR”
Para escutar acesse o SITE:
ou o APLICATIVO:
Comentários