appcod.gif
Anuncio02.png

Gramado adere o programa Rede Bem Cuidar


Recentemente o município de Gramado aderiu ao programa Rede Bem Cuidar (RBC/RS), que integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.


Trata-se de uma proposta de colaboração entre as gestões estadual e municipal, os trabalhadores da saúde e a população com o objetivo de incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) oferecidos à população gaúcha.


Primeiramente, os municípios indicaram uma Unidade de Saúde para iniciar a implementação destas ações, sendo em Gramado a Estratégia de Saúde da Família Pórtico Nailor Balzaretti (ESF Pórtico II).


Após ações consolidadas nessa unidade e com resultados satisfatórios, o município expandirá o trabalho para as demais Unidades de Saúde.


Neste momento a ESF Pórtico II está passando por reformas para melhorias de suas instalações e os profissionais estão recebendo capacitações para aplicação das ferramentas indicadas pelo Ministério da Saúde. Com a Rede Bem Cuidar, a equipe da ESF Pórtico II que antes era composta por: médico de família, enfermeiro, técnicos de enfermagem, agentes de saúde, dentista, auxiliar de dentista, ginecologista, pediatra, psicólogo e nutricionista foi ampliada para uma equipe multidisciplinar composta por mais: fisioterapeuta, assistente social e farmacêutica.


Atualmente a equipe multidisciplinar dessa unidade está aplicando a ferramenta Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa nos moradores que fazem parte da ESF Pórtico II, na população com 60 anos ou mais visando conhecer a situação atual de saúde e diagnóstico individual desses moradores.


A partir disso implementará os planos de cuidados individualizados para a melhoria da qualidade de vida dos mesmos.


Sendo assim, para os moradores que fazem parte da ESF Pórtico II que ainda não foram avaliados, no dia 25 de maio, no turno da manhã, a unidade estará fechada para atendimentos eletivos e de urgência, pois somente as avaliações de saúde da Rede Bem Cuidar serão realizadas, mediante agendamento prévio.


Lembrando que a ESF Pórtico II está temporariamente alocada na Secretaria Municipal de Saúde (Postão) na rua Ernesto Wolk, 300, Centro de Gramado, e tais avaliações também estão correndo através de visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde para os moradores que não puderem se deslocar até a unidade.


________________________________


MAIS NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO?


ACESSE: www.cidadedegramadoonline.com.br


NOTÍCIAS SOBRE TURISMO, CULTURA, NEGÓCIOS E SERVIÇOS DO RIO GRANDE DO SUL?


ACESSE: https://www.peloscaminhosdoriogrande.com.br/noticias


CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051

_________________________________

2 visualizações0 comentário