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Marketing de Relacionamento Físico e Digital (“Figital”)

Atualizado: 2 de set.

Por: Abdon Barretto Filho (*ABF)  


📸 *ABF | ARQUIVO PESSOAL

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O Marketing de Relacionamento (MR) tem evoluído e está exigindo novas estratégias, compreendendo os avanços tecnológicos e os conflitos geracionais.


É indispensável realizar o Diagnóstico da organização com ou sem fins lucrativos para identificar as ameaças e as oportunidades capazes de impactarem nas relações “ganha-ganha” com cada pessoa física e/ou pessoa jurídica que se pretende

                                                                                    atingir.


O básico do MR é planejar, organizar, dirigir e controlar as ações com clientes, colaboradores, proprietários, fornecedores, comunidades e governos.


Envolvem estratégias, táticas e operações respeitando as conquistas dos clientes, suas preferências reveladas e antecipando-se às suas necessidades futuras, antes que a concorrência o faça.


Infelizmente, alguns gestores esquecem que é mais econômico manter um cliente do que captar um novo cliente.


Muitos investimentos nas vendas, às vezes deslumbrados com as ilusões nas redes sociais e com reduzidos orçamentos para a fidelização do cliente.


Ignoram análises dos dados sobre histórico de consumo individual; faixa etária; suas preferências reveladas e as avaliações das satisfações com os bens e/ou serviços adquiridos.


As empresas centenárias já praticam os relacionamentos com seus públicos alvos.


Evoluíram e atendem os relacionamentos com os seus clientes, verdadeiros donos dos negócios.


Outras, desaparecem devido à miopia mercadológica que ignora as forças do mercado: oferta e demanda.


O marketing de relacionamento, tanto no âmbito físico quanto digital (figital), foca em construir e manter conexões duradouras com os clientes, indo além da simples transação.


A abordagem "Human to Human" (H2H) enfatiza que, na realidade, todas as interações são entre pessoas, independentemente do canal.


Essa estratégia visa criar um vínculo emocional, gerar confiança e fidelidade, resultando em benefícios tanto para a empresa quanto para o cliente.


A tecnologia deve ser limitada pela opção do atendimento humanizado: ao comprar, utilizar e pagar.


Será?


Respeitam-se todas opiniões contrárias.


São reflexões.


Podem ser úteis.


Pensem nisso.


________________________


*ABDON BARRETTO FILHO (FOTO)


Economista e Mestre em Comunicação Social 



Textos e podcasts em:



 


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