Marketing de Relacionamento Físico e Digital (“Figital”)
- Abdon Barretto Filho

- 24 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de set.
Por: Abdon Barretto Filho (*ABF)
📸 *ABF | ARQUIVO PESSOAL

O Marketing de Relacionamento (MR) tem evoluído e está exigindo novas estratégias, compreendendo os avanços tecnológicos e os conflitos geracionais.
É indispensável realizar o Diagnóstico da organização com ou sem fins lucrativos para identificar as ameaças e as oportunidades capazes de impactarem nas relações “ganha-ganha” com cada pessoa física e/ou pessoa jurídica que se pretende
atingir.
O básico do MR é planejar, organizar, dirigir e controlar as ações com clientes, colaboradores, proprietários, fornecedores, comunidades e governos.
Envolvem estratégias, táticas e operações respeitando as conquistas dos clientes, suas preferências reveladas e antecipando-se às suas necessidades futuras, antes que a concorrência o faça.
Infelizmente, alguns gestores esquecem que é mais econômico manter um cliente do que captar um novo cliente.
Muitos investimentos nas vendas, às vezes deslumbrados com as ilusões nas redes sociais e com reduzidos orçamentos para a fidelização do cliente.
Ignoram análises dos dados sobre histórico de consumo individual; faixa etária; suas preferências reveladas e as avaliações das satisfações com os bens e/ou serviços adquiridos.
As empresas centenárias já praticam os relacionamentos com seus públicos alvos.
Evoluíram e atendem os relacionamentos com os seus clientes, verdadeiros donos dos negócios.
Outras, desaparecem devido à miopia mercadológica que ignora as forças do mercado: oferta e demanda.
O marketing de relacionamento, tanto no âmbito físico quanto digital (figital), foca em construir e manter conexões duradouras com os clientes, indo além da simples transação.
A abordagem "Human to Human" (H2H) enfatiza que, na realidade, todas as interações são entre pessoas, independentemente do canal.
Essa estratégia visa criar um vínculo emocional, gerar confiança e fidelidade, resultando em benefícios tanto para a empresa quanto para o cliente.
A tecnologia deve ser limitada pela opção do atendimento humanizado: ao comprar, utilizar e pagar.
Será?
Respeitam-se todas opiniões contrárias.
São reflexões.
Podem ser úteis.
Pensem nisso.
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*ABDON BARRETTO FILHO (FOTO)
Economista e Mestre em Comunicação Social
Textos e podcasts em:
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