top of page
appcod.gif
Anuncio02.png

Mercado do Entretenimento, Lazer e Turismo

Foto do escritor: Abdon Barretto FilhoAbdon Barretto Filho

Atualizado: há 3 dias

POR: ABDON BARRETTO FILHO | *ABF


                                                                                                                                                     📸 *ABF | ARQUIVO PESSOAL

O mercado é formado por pessoas físicas ou jurídicas que dividem necessidades similares realizando trocas capazes de atingirem os objetivos econômicos, sociais e culturais em relacionamentos tipo “ganha-ganha”.


Existem infinitos estudos sobre os mais diversos tipos de mercados e as relações diretas com a macro e com a micro economia de cada país.


Nos casos dos segmentos do mercado do entretenimento, lazer e turismo, observa-se grandes mudanças, incluindo as preferências reveladas pelos consumidores multigeracionais.


Na realidade, no século XXI, existem consumidores de várias gerações convivendo e compartilhando a oferta e a demanda dos mais diversos tipos de bens e/ou serviços, nunca imaginados nos séculos anteriores.


São influenciados pelos avanços tecnológicos; globalização da economia; desregulamentações das legislações locais e a sustentabilidade do planeta.


Entretanto, alguns conceitos precisam ser destacados para que os economistas, profissionais de marketing, empreendedores, empresários, gestores e alguns políticos, entre outros profissionais, lembrem nos planejamentos e gestões adequados na atualidade.


A “indústria do entretenimento e lazer “ combinada com o “ fenômeno turístico “ podem ser os maiores responsáveis pelas criações de manutenções de empregos e rendas em todo o planeta e merecem ser considerados.


Convém salientar que os conceitos de entretenimento e lazer devem ser lembrados por fazerem partes das atividades diárias de todos, reconhecendo as grandes diferenças culturais, econômicas e sociais existentes no Brasil.


No caso do entretenimento e lazer podem ser classificados em três grupos:


1° Lazer diário: tempo utilizando os celulares participando das redes sociais; ouvindo músicas; assistindo tv; indo ao cinema; lendo jornais e livros; etc.;


2° Lazer semanal ou lazer de final de semana: Podem ser as “escapadinhas” fora do local de residência e/ou na própria cidade: pequenas excursões; pescar; caminhadas; assistir shows, entre outras;


3° Lazer de final do ano: as esperadas férias que permitem viagens com estadias acima de 24 horas.


Pode-se combinar as participações em eventos diversos unindo atividades profissionais com visitas pré e pós eventos.


Logo, pode-se concluir, salvo melhor juízo, que todo turismo tem serviços de lazer, porém nem todo lazer é turismo.


Em uma economia de mercado, quem manda é o cliente que exige o melhor aqui e agora de acordo com as suas disponibilidades de tempo e renda.


É óbvio que para conquistar e manter clientes satisfeitos e encantados são indispensáveis identificações das suas necessidades, seus valores, percepções e crenças.


São trabalhos profissionais também no entretenimento, lazer e turismo.


Será?


Respeitam-se todas as opiniões contrárias.


São reflexões.


Podem ser úteis.


Pensem nisso.


________________________


*ABDON BARRETTO FILHO (FOTO)


Economista e Mestre em Comunicação Social 



Textos e podcasts em:






______________________


Conheça a "Terra do Tchê", compre online com a gente.


Informações, reservas e compras com descontos exclusivos em hotéis, restaurantes, parques temáticos, entre outros você encontra ao acessar o link abaixo:



______________________


RÁDIO CIDADE DE GRAMADO ONLINE 


Para escutar observe o link na parte superior do Portal CIDADE DE GRAMADO ONLINE, acesse o SITE:



ou pelo APLICATIVO:



 
 
 

Comments


Commenting has been turned off.
Quem somos

O Cidade de Gramado Online é um espaço que tem como principal objetivo divulgar o que acontece no município, com assuntos voltados aos interesses da comunidade local e dos seus visitantes, tendo em vista que milhares de turistas passam por aqui todos os anos e, muitas vezes, desconhecem o que ocorre no dia a dia dos gramadenses.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE NÓS

logo-branco.png
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Informações sobre o uso de imagens: AQUI

Desde 2016

Se inscreva em nosso site para receber notícias em primeira mão

Obrigado pelo envio!

Website desenvolvido por:

logo4-appcod-155x35.png
bottom of page