top of page
appcod.gif
Anuncio02.png

Museu Municipal Professor Hugo Daros se aproximou ainda mais da comunidade em 2022

FOTO: COMUNICAÇÃO PREFEITURA DE GRAMADO

Localizado na Rua São Pedro, 347, o Museu Municipal professor Hugo Daros guarda parte da memória de Gramado através da preservação de itens e documentos que comunicam a história da cidade e de personalidades importantes para o desenvolvimento do município.


Durante o ano de 2022 o local esteve ainda mais próximo da comunidade, mostrando que o museu é um local vivo que está à disposição da comunidade.


“Inúmeros moradores locais vieram contribuir com suas histórias e memórias, além descendentes de antigos moradores, como de Tristão de Oliveira, família Benetti, Michaelsen e Daros”, afirma o museólogo e responsável pelo museu, Márcio de Carvalho.


Visitas ilustres como do ex-prefeito de Gramado Pedro Bertolucci, do escultor Xixo (responsável pelo Kikito de madeira) e das irmãs do Sagrado Coração de Maria (moradoras do prédio onde hoje encontra-se o Museu) marcaram o ano.


O ano também foi marcado por visitas de escolas, através do projeto de educação patrimonial “Você e o Patrimônio”, do programa TransformAr(te) e da Primavera do Museus, em parceria com o Museu do Festival de Cinema de Gramado.


Ao todo, mais de mil estudantes passaram pelo museu em 2022.


O projeto “Turma de bonecos de Daiene Cliquet Artes” também passou pelo museu levando alegria e novas histórias.


Além do acervo fixo, o museu recebeu mostras temporárias muito importantes, como a Exposição Rainha das Hortênsias, em homenagem aos 90 anos de Iraci Casagrande Koppe e ao lançamento do Edital de Memória e Patrimônio da Secretaria de Cultura.


Também foi realizada uma exposição na Semana Farroupilha homenageando Lúcio Petersen, fundador do CTG Manotaço e do CTG Rodeio Velho, em conjunto com a 16º Primavera dos Museus.


O espaço físico do museu também foi melhorado durante o ano, com a retirada da cerca que separava o museu do Caminho da Cidadania, junto à Câmara de Vereadores, e com a melhoria de seu jardim.


O Museu Professor Hugo Daros ainda recebeu novos itens para seu acervo, com contribuições da família de Tristão de Oliveira, de Maximiniano Hahn, família Bisol e família Hencke, além da recuperação de itens da coleção de borboletas do Sr. Sorgetz.


____________________________________


NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO?



CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051

_____________________________________

2 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page