top of page
appcod.gif
Anuncio02.png

Marketing Turístico 4.0 e a sua contribuição


*Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social |contato@abdonbarrettofilho.com.br.
*Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social |contato@abdonbarrettofilho.com.br.

O Marketing Turístico está composto de uma série ações no mercado com o propósito de captar e manter visitantes para os destinos turísticos utilizando os verbos transportar, visitar, comer, entreter, comprar e dormir.


São ações que envolvem todos e tudo de uma organização turística com ou sem fins lucrativos.


Logo, exige ciência e arte nas árduas tarefas da estruturação da oferta, incluindo a delimitação do bem e/ou serviço; da qualificação para atender e encantar o visitante; da promoção e divulgação nos mercados emissores e na comercialização direta e/ou indireta.

Em primeira instância, salvo melhor juízo, são atividades profissionais envolvendo milhões de pessoas físicas e jurídicas em todo o mundo.


Nas minhas palestras e aulas apresento a evolução do Marketing, desde da Geração Baby Boomer (de 1940 a 1959); passando pela Geração X (de 1960 a 1970); a Geração Y ou Millenials (de 1980 a 1994); a Geração Z (de 1995 a 2010) e as pesquisas continuam na pandemia.


São as gerações que impactam e são impactadas pelos avanços tecnológicos.

Nos anos 2000, lançamos o primeiro livro eletrônico (e-book) sobre Marketing Turístico no Brasil. Foi o pioneirismo e reconhecimento que as novas tecnologias impactam e determinam as formas de consumo, como o de livros, entretenimento, transporte, hotelaria, gastronomia, turismo, entre outras.


Em 2017, o Philip Kotler com o Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan lançaram o Marketing 4.0 – Do tradicional ao Digital que está sendo referenciado pelos profissionais interessados no tema. Segundo Kotler, o livro foi dedicado à próxima geração de profissionais de marketing e economistas comportamentais, que irá aprimorar as contribuições econômicas, sociais e ambientais que o marketing promove para o bem-estar das pessoas e do planeta.


O Marketing Turístico 4.0 está inserido no propósito de contribuir no desenvolvimento do fenômeno turístico, utilizando as ferramentas tecnológicas buscando a sistematização e harmonização com os valores humanos das trocas entre visitantes e residentes de um núcleo receptor.


Utilizando as redes sociais e o mais diversos tipos de sistemas eletrônicos, o marketing é digital para alcançar os objetivos estratégicos da melhoria contínua das sociedades no século XXI.


Será?

Respeitam-se todas as opiniões contrárias.

São reflexões.

Podem ser úteis.

Pensem nisso.

 
8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page