top of page
appcod.gif
Anuncio02.png

Porto Alegre concentra 34,3% dos empregos formais na economia criativa do Estado


Foto: Divulgação/PMPA


O Dia Mundial da Criatividade é comemorado em 21 de abril, data que consta no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2017. Segundo dados fornecidos pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE) e Departamento de Economia e Estatística (DEE), com base na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), Porto Alegre concentra 34,3% dos empregos formais na economia criativa do Rio Grande do Sul.

“Se considerarmos que a Capital tem 12,4% da população do Estado, percebemos o potencial da cidade na concentração dos criativos”, afirma a coordenadora do Programa de Economia Criativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Joana Braga.

Segundo Joana, o programa tem como objetivo promover um ambiente favorável para o desenvolvimento da economia em Porto Alegre, estimulando a geração de conhecimento e o mercado de produtos ou serviços concebidos de aportes intangíveis para construção de valor e inovação, ampliando, assim, a participação das indústrias criativas no PIB local.


Além disso, o setor de economia criativa da secretaria busca reconhecer os atributos e as características locais para entender como a cidade se organiza a partir de suas vocações, valorizando a identidade territorial. “O diferencial deste programa é sua atuação estratégica para fazer entregas finalísticas de governo. A Economia Criativa compreende um conjunto de atividades baseadas no conhecimento em diversas áreas de consumo, cultura, mídias e tecnologia, o que demonstra a relevância para a economia da cidade”, completa Joana.


2 visualizações0 comentário
bottom of page