top of page
appcod.gif
Anuncio02.png

Quais os principais Produtores da Oferta Turística?

FOTO: ARQUIVO PESSOAL *ABF

O fenômeno turístico tem envolvido bilhões de pessoas com registros de investimentos incalculáveis nos equipamentos e serviços em todo o planeta.


Os fluxos de visitantes, principalmente para os destinos turísticos urbanos, são disputados pelas suas contribuições ao desenvolvimento social, econômico e respeitando ao meio ambiente.




Algumas cidades estão sofrendo com os excessos de visitantes, ameaçando a sustentabilidade local e prejudicando os seus residentes gerando o “ overtourism” (turismo de massa em excesso), fenômeno muito comum nos grandes centros urbanos europeus, gerando a “turismofobia”, aversão da população local ao turismo receptivo.


Outras cidades, não querem receber visitantes.


Assim como, existem cidades que demonstram interesses pela estruturação da oferta turística e o ingresso no competitivo e fascinante mundo da Economia do Turismo.


Convém salientar que estamos em um sistema econômico onde o mercado pode determinar o sucesso ou o fracasso de qualquer iniciativa.


Infelizmente, alguns neófitos acreditam que o conceito de produto turístico pode ser criado e construído por meios de leis e decretos governamentais.


É um equívoco.


O produto turístico é gerado, processado e consolidado através de pesquisas, inventários, ações educativas e esclarecedoras, onde a decisão de acolher e optar pelo turismo como novo vetor da economia seja resultante da vontade coletiva.


Na realidade, é o somatório dos interesses de todos os segmentos da sociedade produtiva e organizado, com a continuidade das Políticas Públicas e investimentos em toda cadeia produtiva, incluindo no profissionalismo e na qualificação dos bens e/ou serviços disponíveis para os visitantes que também podem ser utilizados pelos habitantes.


Portanto, nos casos de sucessos, nos diagnósticos realizados, observa-se que os principais produtores das ofertas turísticas, principalmente destinos turísticos, meios de hospedagem, eventos, serviços de gastronomia, rotas e roteiros, são resultantes de iniciativas públicas e privadas combinadas e com boas gestões.


Os principais produtores da oferta turística podem ser destacados, a seguir: órgãos oficiais de turismo; agências de viagens e turismo (operadores interessados no emissivo ou receptivo); transportadores; meios de hospedagem; organizadores de eventos diversos capazes de atraírem visitantes; produtores do setor entretenimento e lazer; entidades representativas ( com seminários e congressos); organizações do setor gastronômico (festivais gastronômicos), entre outras que atendem demandas nacionais, internacionais, além de contribuírem com a cultura e o desenvolvimento local, trazendo conhecimentos e autoestima do núcleo receptor.


Outras empresas e entidades e suas respectivas atividades podem integrar todo o sistema produtivo do turismo, inclusive o importante papel da Comunicação Integrada.


São alguns dos motivos que podem ser destacados, valorizando o fenômeno turístico. Será?


Respeitam-se todas as opiniões contrárias.


São reflexões.


Podem ser úteis.


Pensem nisso.

________________


*ABDON BARRETTO FILHO | ABF (FOTO)


Economista e Mestre em Comunicação Social



Textos e podcasts em:





______________


Leia as principais notícias da "Cidade de Gramado", acesse: www.cidadedegramadoonline.com.br/noticias

CIDADE DE GRAMADO ON-LINE: Para anunciar e sugestões de pauta, o contato deve ser pelo WhatsApp 54. 9. 9261. 6618 NOTÍCIAS DA "TERRA DO TCHÊ"?

ACESSE: www.peloscaminhosdoriogrande.com.br CONTATO/WHATSAPP: 54. 9. 9261. 6618

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page