top of page
appcod.gif
Anuncio02.png

Roteiro Religioso contemplará quatro cidades da Serra Gaúcha

Projeto de Lei 271/2021 que tramita na Assembleia Legislativa cria o Roteiro Religioso e Cultural “Caminhos dos Santuários do Rio Grande do Sul, Passos da Fé” para contemplar Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Farroupilha e Flores da Cunha


FOTO: VOLTENCIR FLECK

O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia é o primeiro Mariano do Rio Grande do Sul, com igreja inaugurada em 1902 e consagrada como Santuário em 1915, templo em estilo romano clássico, projetado pelo Eng. Nicolò Ferro, procedente de Genova.

É Patrimônio Histórico do município de Pinto Bandeira.



O Projeto de Lei 271/2021, que tramita na Assembleia Legislativa e prevê a criação de um roteiro religioso que abrangerá quatro cidades da Serra Gaúcha, de autoria do deputado estadual Dr. Thiago Duarte, está sendo encaminhado para a fase final de análise e deverá ser votado ainda em 2022.


Idealizado e desenvolvido pelo radialista e jornalista Voltencir Fleck (FOTO), o "Roteiro Religioso e Cultural Caminhos dos Santuários do Rio Grande do Sul, Passos da Fé" contemplará os municípios de Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Farroupilha e Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, onde a Fé e a religiosidade são marcantes e, em um trajeto de 60 quilômetros, o visitante contemplará o que há de melhor nestas localidades quando o assunto é turismo, cultura, paisagens inesquecíveis, hospitalidade

e farta gastronomia.


“A criação deste roteiro visa fortalecer ainda mais a vocação turística e o desenvolvimento econômico da Serra Gaúcha, agregando valor a Fé e a religiosidade cristã, que são da essência da maioria da população desta região. Apesar de contemplarmos templos e festas religiosas da religião católica, acreditamos que, mesmo quem não é católico, mas é cristão, se sentirá contemplado com uma proposta desta natureza. Ganhará o turismo gaúcho, ganharão os municípios, mostrando o que cada um tem de melhor”, enfatiza o deputado Dr. Thiago Duarte (FOTO).


A proposição teve o parecer favorável do relator Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Pepe Vargas, na terça-feira, dia 05 de julho.


Voltencir Fleck conversou sobre o Projeto com o deputado Pepe Vargas (E)


“O turismo religioso tem crescido enormemente. As pessoas aliam a sua Fé e a sua devoção à templos e romarias religiosas e, ao mesmo tempo, acabam fazendo visitação a outras questões turísticas. Então, qualquer projeto de Lei que venha no sentido de fortalecer essa ideia do turismo religioso é bem-vinda.


O deputado Dr. Thiago apresentou este projeto que teve o parecer favorável, e espero que seja aprovado para depois seguir para a Comissão de Mérito, na medida que a CCJ tão somente dá parecer pela constitucionalidade, legalidade e publicidade. Acredito que deva ser votado com rapidez na CCJ, depois deve seguir, provavelmente, para a Comissão de Desenvolvimento Econômico ou para a Comissão de Educação e Cultura para ter o parecer de mérito, depois ser encaminhado ao plenário para a votação”.

Creio que tem toda a condição de tramitar até o final do ano e ser aprovado”, comenta Pepe Vargas.



O que diz o Projeto de Lei 271/2021, de autoria do deputado estadual Dr. Thiago Duarte?


O “Roteiro Religioso e Cultural Caminho dos Santuários do Rio Grande do Sul, Passos da Fé” interliga os municípios de Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Farroupilha e Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, e tem os seguintes objetivos:


- Estimular e desenvolver a peregrinação religiosa;


- Articular e integrar as diversas correntes religiosas cristãs;


- Promover a reflexão das pessoas sobre a importância da espiritualidade e da fé;


- Gerar emprego e renda;


- Promover o desenvolvimento econômico e o turismo.


Este Roteiro tem quatro etapas, conforme datas e celebrações informadas a seguir:



- 26 de maio: Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, no município de Farroupilha;







- 13 de junho, Santuário de Santo Antônio, no município de Bento Gonçalves;






- 07 de outubro (festejo realizado no segundo domingo do mesmo mês): Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, no município de Pinto Bandeira;




- Em junho, no feriado de Corpus Christi (FOTO TAPETES DE SERRAGEM), o município de Flores da Cunha festeja o venerável Frei Salvador Pinzetta, que pertence a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, aos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul, e a Mitra Diocesana de Caxias do Sul.




A Rota é dividida em trajetos distintos, que podem ser percorridos em conjunto ou isoladamente pelo peregrino.





Maiores informações podem ser obtidas através do Telefone WhatsApp: 51. 9. 9855.0051.



FOTOS: DIVULGAÇÃO.


_______________________________


NOTÍCIAS SOBRE GRAMADO?



CONTATO/WHATSAPP: 51. 9. 9855. 0051

_________________________________



78 visualizações0 comentário
bottom of page