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Valorize as Leis do Marketing

Por: Abdon Barretto Filho | *ABF


  

 FOTO: *ABF | ARQUIVO PESSOAL

É um equívoco imaginar que  o Marketing é sinônimo de Propaganda Enganosa, para tirar vantagens com “jogadas” irresponsáveis e mentirosas.


No “ Marketing Mix”, a comunicação digital,  pode ser incluída, de acordo com a ética e os bons costumes, evitando-se abordagens indevidas de  conteúdos, muitas vezes  sem regras éticas e comportamentos sociais adequados.


Para os pesquisadores e profissionais da Arte e da Ciência do verdadeiro Marketing reagem através das boas práticas,  conceitos, estratégias, táticas e operações para atrair atenções, captar e manter clientes nas relações mais duradouras possíveis.


Se possível, eterna. Logo, a relação “ ganha-ganha” é fundamental, porque se houver a relação “ ganha-perde” a tendência é  “ perde-perde” acabando com o relacionamento.


A evolução do Marketing, segundo a sua maior autoridade do mundo Philip Kotler vem evoluindo em Eras :


Marketing 1.0 - no qual foi  totalmente voltado ao produto;


Marketing 2.0 - voltado ao consumidor;


Marketing 3.0 - centrado aos valores humanos;


Marketing 4.0 - ênfase no mercado digital e o mais atual;


 Marketing 5.0 - voltado ao bem-estar  humano e soluções tecnológicas.


Nos meus livros, palestras e mentorias lembro das 22 Leis do Marketing, criadas em 1993, por dois famosos especialistas em estratégias: Al Ries e Jack Trout.


Segundo os autores, as 22 Consagradas Leis são:


1. A Lei da Liderança ( Melhor ser o primeiro do que ser o melhor);


2. A Lei da Categoria ( Se não puder ser o primeiro em uma categoria, estabeleça um nova categoria em que seja o primeiro);


3. A Lei da Mente ( É melhor ser o primeiro na mente do que o primeiro no mercado);


4. A Lei da Percepção ( O Marketing é uma batalha de percepção);


5. A Lei do Foco ( É representar uma palavra na mente);


6. A Lei da Exclusividade ( Duas empresas não podem representar a mesma palavra na mente);


7. A Lei da Escada ( A estratégia a adotar depende do degrau ocupado na escada);


8. A Lei da Dualidade ( Com o tempo, o mercado transforma-se em uma corrida com dois concorrentes);


9. A Lei do Oposto ( A estratégia de quem está almejando o segundo lugar é determinada pelo líder);


10. A lei da Divisão ( Com o tempo, a categoria se divide e se transforma  em duas ou mais categorias;


11. A Lei da Perspectiva ( Os efeitos do Marketing ocorrem por um período prolongado);


12. A Lei da Extensão de Linha ( Há uma pressão irresistível para estender o patrimônio líquido da marca);


13. A Lei do Sacrifício (Para conseguir alguma coisa é preciso desistir de outra coisa);


14. A Lei de Atributo ( Para cada atributo, há um atributo oposto, igualmente eficaz);


15. A Lei da Sinceridade ( Quando admitimos um ponto negativo, o cliente em perspectiva nos dá um positivo);


16. A Lei da Singularidade ( Em cada situação, apenas um único movimento produz resultados substanciais);


17. A Lei da Imprevisibilidade ( Sem prever os planos dos concorrentes, é impossível prever o futuro);


18. A Lei do Sucesso (Com frequência, o sucesso leva à arrogância e a arrogância ao fracasso);


19. A Lei do Fracasso ( Deve ser esperado e aceito);


20. A Lei do Alarde ( Com frequência, a situação é o oposto da maneira como aparece na imprensa);


21. A Lei da Aceleração ( As bases são as tendências);


22. A Lei de Recursos ( A ideia que não tiver fundos suficientes não decolará).


Acredita-se que no século XXI, as Leis do Marketing estão válidas para produtos, empresas, entidades, eventos, hotelaria e turismo.


Será ?


Respeitam-se todas as opiniões contrárias.


São reflexões.


Podem ser úteis.


Pensem nisso.


________________________


*ABDON BARRETTO FILHO (FOTO)


Economista e Mestre em Comunicação Social 



Textos e podcasts em:



_________________________

                                                                                                                                          

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