35ª Festa da Colônia começa nesta quinta celebrando as origens rurais de Gramado
- Redação Cidade de Gramado Online

- há 29 minutos
- 2 min de leitura
FOTOS: CLEITON THIELE | SERRA PRESS

Começa na quinta-feira, 30 de abril, no Complexo de Eventos Expogramado, a 35ª Festa da Colônia de Gramado.
Com o tema “Tradição que se Renova & Raízes que se Fortalecem”, a festa exalta os hábitos do interior, valorizando a cultura dos imigrantes alemães, italianos e portugueses.
O evento terá sua abertura oficial na sexta-feira, 1 de maio, às 11h, no Palco Principal do Expo.
Neste ano, serão 18 dias de atrações diárias, das 10h às 22h.
Com entrada e amplo estacionamento gratuitos, a festa continua até 17 de maio e são esperados mais de 400 mil visitantes.
Em 2026, a festa terá uma série de novidades.

Nesta edição comemorativa, a corte de soberanas é formada pela rainha Érika Barbacovi e pelas princesas Isabela Cavalli Jung e Lisandra Mewius.
Entre os novos espaços, estão a Cozinha Gaúcha, que faz sua estreia nesta edição, e a casa para a Feira do Artesanato Rural, que reúne 13 artesãos gramadenses.
Além da nova Cozinha Gaúcha, a festa mantém as consagradas cozinhas Alemã e Italiana, o Café Colonial e os tradicionais biers, que trazem os saborosos bolinhos de batata e outras delícias.
Outra novidade na área gastronômica é a ampliação da Tasca Portuguesa, que passa a ocupar um espaço junto aos biers.
Os fornos coloniais, com os queridinhos pãezinhos de linguiça e cucas sempre quentinhas, e a Feira de Produtos Coloniais também continuam com a excelência e a qualidade de sempre.
Além da gastronomia, o evento contará com atrações artísticas e culturais ampliadas.
Entre as novidades, destaque para o Desfile de Tratores pela Borges de Medeiros, que ocorre no sábado, dia 2,a partir das 14h.
Também no sábado, das 7h às 11h, ocorre a Feira do Peixe Vivo.
No domingo, dia 3, às 15h, ocorre a tradicional Festa dos Espantalhos, onde empresas dão um toque especial na decoração da Borges.
Fazem parte das atividades oficiais a Escolinha Rural, com diversas oficinas, os tradicionais Jogos Rurais e apresentações artísticas com bandinhas, corais e grupos folclóricos.
“A ampliação das atrações reforça o compromisso da organização com a valorização das nossas raízes e talentos locais. Estamos com uma agenda musical robusta, com aproximadamente 50 bandas se apresentando no Palco Principal, todas com entrada totalmente gratuita. É uma programação pensada para ampliar o acesso, diversificar as experiências e fortalecer ainda mais a cultura da nossa comunidade”, afirma Patrícia Poetini, gestora da 35ª Festa da Colônia de Gramado.
Mais informações pelo site www.festadacolonia.net.br.
A 35ª Festa da Colônia de Gramado é apresentada por Ministério da Cultura, Lei Rouanet.
Patrocínio Master: Gav Resorts. Apoio: Sulgás, Sicredi Pioneira, Sebrae, Cia do Chopp, Coca-Cola e RBT Internet. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências, Café Oficial: Três Corações. Farinha Oficial: Orquídea Alimentos. Apoio Institucional: Secretaria de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul e Emater/RS. Colaboração: Fecomercio-RS, Sesc, Senac. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo do Brasil, do lado do Povo Brasileiro.
______________________
RÁDIO CIDADE DE GRAMADO ONLINE
Para escutar, baixe agora o APLICATIVO:






Comentários