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A Sustentabilidade e o Turismo Urbano

*POR: ABDON BARRETTO FILHO

Para os destinos turísticos, o planejamento e a estruturação da oferta turística devem constar projetos para a sustentabilidade – ambiental, social e econômica, visando a preservação dos aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços.


No Turismo Urbano, as cidades se apresentam com boa imagem que tem início desde da infraestrutura da limpeza urbana, passando pela iluminação pública, serviços de tratamento de águas e saneamento, segurança pública, transportes, sinalização, entre outros serviços públicos indispensáveis para a melhoria da qualidade de vida e do bem receber.


A Cidade será boa para o visitante se for boa para o habitante.


Em continuação, o sistema produtivo do fenômeno turístico formado por uma maioria de pequenas organizações está inserido no bem receber e na sustentabilidade ambiental, social e econômica, também.


Para que o Turismo Urbano aconteça é indispensável a existência da demanda turística.


De nada adianta, após estruturar a oferta, não ter ações nos mercados para atrações de visitantes.


É ingênuo e amador imaginar que um visitante venha conhecer os atrativos da Cidade espontaneamente.


É indispensável existir um sistema de distribuição e apoio à comercialização com um robusto programa de promoção e comunicação integrada nos mercados emissores.


As estratégias, táticas e operações do Marketing do Destino – City Marketing muitas vezes são ignorados pelos gestores neófitos com focos equivocados, desde da sinalização turística até as postagens nas redes sociais.


Somos integrantes da Economia de Mercado e as organizações econômicas com ou sem fins lucrativos devem adaptar as suas respectivas ofertas às demandas.


É lamentável quando não existem clientes para as agências receptivas, guias de turismo, bares, restaurantes, serviços de passageiros, meios de hospedagem, eventos, entre outros bens e/ou serviços dependentes dos consumos dos visitantes.


Esquecem as características da oferta turística, principalmente sua sazonalidade e inconstância da demanda.


Não sabem fazer as gestões e arriscam as conquistas, prejudicando a sustentabilidade por falta do acompanhamento da tendência e soberania do consumidor.


Convém salientar que o Turismo Urbano Sustentável deve satisfazer as demandas dos visitantes (turistas, participantes de eventos e investidores) e de acordo com as estruturas socioeconômicas dos núcleos receptores.


Convém salientar que sempre deve ser valorizando e respeitando a integridade cultural; os ambientes naturais e a qualidade de vida dos colaboradores, investidores, comunidades e governos, mesmo tendo alguns gestores incompetentes no desenvolvimento do fenômeno turístico.


Sempre existe a esperança de contratações de profissionais e investimentos adequados.


Será?


Respeitam-se todas as opiniões contrárias.


São reflexões.


Podem ser úteis.


Pensem nisso.


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*ABDON BARRETTO FILHO (FOTO)


Economista e Mestre em Comunicação Social



Textos e podcasts em:




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