top of page
appcod.gif
Anuncio02.png

A Sustentabilidade e o Turismo Urbano

*POR: ABDON BARRETTO FILHO

Para os destinos turísticos, o planejamento e a estruturação da oferta turística devem constar projetos para a sustentabilidade – ambiental, social e econômica, visando a preservação dos aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços.


No Turismo Urbano, as cidades se apresentam com boa imagem que tem início desde da infraestrutura da limpeza urbana, passando pela iluminação pública, serviços de tratamento de águas e saneamento, segurança pública, transportes, sinalização, entre outros serviços públicos indispensáveis para a melhoria da qualidade de vida e do bem receber.


A Cidade será boa para o visitante se for boa para o habitante.


Em continuação, o sistema produtivo do fenômeno turístico formado por uma maioria de pequenas organizações está inserido no bem receber e na sustentabilidade ambiental, social e econômica, também.


Para que o Turismo Urbano aconteça é indispensável a existência da demanda turística.


De nada adianta, após estruturar a oferta, não ter ações nos mercados para atrações de visitantes.


É ingênuo e amador imaginar que um visitante venha conhecer os atrativos da Cidade espontaneamente.


É indispensável existir um sistema de distribuição e apoio à comercialização com um robusto programa de promoção e comunicação integrada nos mercados emissores.


As estratégias, táticas e operações do Marketing do Destino – City Marketing muitas vezes são ignorados pelos gestores neófitos com focos equivocados, desde da sinalização turística até as postagens nas redes sociais.


Somos integrantes da Economia de Mercado e as organizações econômicas com ou sem fins lucrativos devem adaptar as suas respectivas ofertas às demandas.


É lamentável quando não existem clientes para as agências receptivas, guias de turismo, bares, restaurantes, serviços de passageiros, meios de hospedagem, eventos, entre outros bens e/ou serviços dependentes dos consumos dos visitantes.


Esquecem as características da oferta turística, principalmente sua sazonalidade e inconstância da demanda.


Não sabem fazer as gestões e arriscam as conquistas, prejudicando a sustentabilidade por falta do acompanhamento da tendência e soberania do consumidor.


Convém salientar que o Turismo Urbano Sustentável deve satisfazer as demandas dos visitantes (turistas, participantes de eventos e investidores) e de acordo com as estruturas socioeconômicas dos núcleos receptores.


Convém salientar que sempre deve ser valorizando e respeitando a integridade cultural; os ambientes naturais e a qualidade de vida dos colaboradores, investidores, comunidades e governos, mesmo tendo alguns gestores incompetentes no desenvolvimento do fenômeno turístico.


Sempre existe a esperança de contratações de profissionais e investimentos adequados.


Será?


Respeitam-se todas as opiniões contrárias.


São reflexões.


Podem ser úteis.


Pensem nisso.


________________

*ABDON BARRETTO FILHO (FOTO)


Economista e Mestre em Comunicação Social



Textos e podcasts em:




_________________________________


Leia as principais notícias da "Cidade de Gramado", acesse: www.cidadedegramadoonline.com.br/noticias

CIDADE DE GRAMADO ON-LINE: Para anunciar e sugestões de pauta, o contato deve ser pelo WhatsApp 54. 9. 9261. 6618 NOTÍCIAS DA "TERRA DO TCHÊ"?

ACESSE: www.peloscaminhosdoriogrande.com.br CONTATO/WHATSAPP: 54. 9. 9261. 6618

Comments


Quem somos

O Cidade de Gramado Online é um espaço que tem como principal objetivo divulgar o que acontece no município, com assuntos voltados aos interesses da comunidade local e dos seus visitantes, tendo em vista que milhares de turistas passam por aqui todos os anos e, muitas vezes, desconhecem o que ocorre no dia a dia dos gramadenses.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE NÓS

logo-branco.png
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Informações sobre o uso de imagens: AQUI

Desde 2016

Se inscreva em nosso site para receber notícias em primeira mão

Obrigado pelo envio!

Website desenvolvido por:

logo4-appcod-155x35.png
bottom of page